Geral

Bancários entram em greve a partir de hoje

Bancários reivindicam 11,5% de reajuste, mas a federação apresentou proposta de 6,5%

Pelo décimo ano consecutivo, os bancários decidiram, em assembleia-geral, entrar em greve. A paralisação das atividades ocorre a partir de hoje, tanto em agências de bancos públicos quanto privados.

Sem uma nova proposta por parte da Federação Brasileira de Bancos (Febraban), os bancários decidiram pela greve. Na região não foi diferente. Em assembleia na sede do sindicato em Tubarão, a categoria foi unânime em decidir pela greve. Os bancários reivindicam 11,5% de reajuste, mas a federação apresentou proposta de 6,5%. Outros pontos, como assédio moral, plano de saúde, divisão de lucros também fazem parte da pauta de discussões.

Com o início da greve, as atividades internas ficam suspensas e os clientes terão à disposição os serviços nos caixas eletrônicos. Somente a opção de depósito pode ser interrompida em alguns bancos. Outra opção para o pagamento de contas são as lotéricas. Uma nova assembleia deve ser marcada para esta semana.

Correios

Os trabalhadores dos Correios realizam hoje, em Florianópolis, assembleia-geral da categoria. O indicativo é também de greve. Em São Paulo e no Paraná, os trabalhadores já suspendem as atividades a partir da madrugada de hoje. O Tribunal Regional do Trabalho também agendou uma negociação com o sindicato catarinense para quarta-feira, às 10h30. Inicialmente, os Correios oferecem 3% de aumento e a segunda proposta é de 5,2% de aumento. A categoria reivindica um aumento superior, com piso inicial de R$ 2,5 mil – atualmente é de R$ 950 (sem os benefícios).

Diário do Sul