Geral

Banco de Leite Humano do HNSC é classificado na “categoria ouro” de programa iberoamericano

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

O Banco de Leite Humano (BLH) do Hospital Nossa Senhora da Conceição (HNSC), de Tubarão, recebeu nessa quarta-feira (12), em cerimônia na Maternidade Darcy Vargas, em Joinville, o certificado na “Categoria Ouro” do Credenciamento no Programa Iberoamericano de Bancos de Leite Humano. Integrante da Rede Brasileira de Bancos de Leite Humano (RBLH-BR) – composta por 212 bancos de leite – o BLH do HNSC cumpriu todos os requisitos elaborados pela RBLH-BR, sendo oficialmente credenciado no Programa Iberoamericano de BLH. No evento também foi apresentado o resultado de análise da cada instituição.

O Projeto de Credenciamento da RBLH-BR visa estruturar e regularizar os bancos de leite humano do país, para garantir o funcionamento das unidades dentro dos padrões de qualidade já normatizados. O certificado terá que ser validado anualmente.

Dos 12 BLH existentes no Estado de Santa Catarina, todos os sete que participaram do processo de credenciamento foram habilitados, recebendo certificado de padrão ouro. Foram eles: 
  
– Banco de Leite Humano da Maternidade Darcy Vargas de Joinville;
– Banco de Leite Humano Alimente uma Vida – Maternidade D. Catarina Kuss de Mafra;
– Banco de Leite Humano do Hospital e Maternidade Marieta Konder Bornhausen de Itajaí;
– Banco de Leite Humano do Hospital e Maternidade Jaraguá de Jaraguá do Sul;
– Banco de Leite Humano do Hospital Nossa Senhora da Conceição de Tubarão;
– Banco de Leite Humano do Hospital Infantil Joana de Gusmão de Florianópolis;
– Banco de Leite Humano Sr. Klaus Schumacher do Hospital Rio Negrinho de Rio Negrinho.
 
Programa – O Brasil possui a maior rede de bancos de leite humano do mundo. O programa de credenciamento é resultado de um convênio com a Área Técnica de Saúde da Criança e Aleitamento Materno do Ministério da Saúde, com coordenação do Centro de Referência Nacional para Banco de Leite Humano – CNRBLH. 
Participam do Programa Iberoamericano de Bancos de Leite Humano a Argentina, Brasil, Bolívia, Colombia, Costa Rica, Espanha, Panamá, Paraguai, Peru, Uruguai e Venezuela.