Poder Executivo

Banco é autuado por descumprimento de Lei Municipal em Criciúma

Consumidores denunciaram banco pelo tempo de espera na fila do caixa de atendimento.

Foto: Divulgação / Decom

O Programa de Proteção e Defesa do Consumidor – Procon de Criciúma, realizou nesta segunda-feira (11), uma fiscalização na agência do Banco do Brasil, no centro da cidade. O órgão recebeu denúncias após consumidores alegarem estar esperando além do tempo permitido em lei.

“Recebemos a denúncia de que vários consumidores estavam esperando mais de 40 minutos na fila do banco. Junto com fiscais, fomos até a agência e constatamos a irregularidade”, afirma o coordenador do Procon de Criciúma, Gustavo Colle.

De acordo com o coordenador o banco desrespeitou o Art. 1º da Lei Municipal nº 59.09/2011, que dispõe sobre o tempo de atendimento ao público nas agências bancárias, nas casas lotéricas e correspondentes bancários estabelecidos no município.

Conforme a Lei, é considerado tempo razoável para atendimento nas agências bancárias até 20 minutos em dias normais. Em véspera ou após feriados prolongados, nos dias de pagamento de funcionários públicos e recolhimento de tributos, a tolerância é de 30 minutos.

A lei obriga os bancos e instituições financeiras a colocarem à disposição dos usuários pessoal suficiente no setor de caixa a fim de que os serviços sejam prestados no tempo razoável. “O representante do Banco do Brasil alegou que sempre em época de pagamento as filas aumentam, e afirmou que já esperava a fiscalização do Procon, mas sem justificar o tempo de espera dos usuários”, informou o coordenador.

Em caso de dúvida ou reclamação, o Procon de Criciúma está situado na rua Henrique Lage, nº 267, Centro. O horário de atendimento é de segunda a sexta-feira das 8h às 17h, sem fechar ao meio-dia. O telefone para contato é (48) 3445-8522.

Colaboração: Comunicação Prefeitura de Criciúma

Notícias Relacionadas

Procon autua posto de combustíveis por preço abusivo em Criciúma

Operação irá fiscalizar 40 estabelecimentos do município, três já foram autuados.

PRF apreende mais de seis quilos de cocaína após motorista fugir da fiscalização na BR-101, em Jaguaruna

A droga estava em um GM/Onix com placas de Criciúma, que não obedeceu a ordem de parada e fugiu em alta velocidade.

Prefeitura de Criciúma inaugura dois novos postos de saúde e entrega obras de reforma de unidades aos moradores

Investimentos ultrapassam R$ 1,3 milhão. Primeiras entregas de melhorias estão programadas para sexta-feira (18), nos bairros Cidade Mineira Velha e São Roque

Tribunal de Justiça mantém multa superior a R$ 1 milhão aplicada por Procon em financeira de Criciúma

A empresa foi penalizada, na seara administrativa, por práticas contrárias às normas consumeristas