Cultura

Bandalheia ganha reconhecimento em livro sobre rock

Grupo torna-se parte essencial da obra

Foto: Divulgação / Comunicação Bandalheia

Foto: Divulgação / Comunicação Bandalheia

A Bandalheia, de Urussanga, ganhou reconhecimento histórico na última sexta-feira (4), no livro Crime Perfeitcho – Rock anos 1980, Mundo 48, do historiador Rodrigo Mota, lançado pela Editora Prismas, em Florianópolis.

O primeiro LP, sob o nome Otário, lançado em 1988, foi adquirido por Mota em um sebo. “Cheguei em casa, escutei e me apaixonei, achei o máximo, fiquei fissurado”, confessa. O trabalho do grupo casa com os temas escolhidos, pois o livro é acadêmico, e foi defendido em 2009 como tese de mestrado em História, pela Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC.

A Bandalheia torna-se parte essencial da obra. Das quatro faixas do disco, três são citadas. “Abraçado num garrafão é uma das que eu uso para falar do tema de drogas, como é licita, ela é tratada com brincadeira e como eles usam, a alegria, a irreverência que tem”, comenta Mota. As outras são Válvulas de escape, que expõe a ideia roqueira enraizada no jovem, na busca pelo gênero musical e estilo de vida para fugir da gravata, e Longe da moto.

“As três músicas têm, de certa forma, um conceito de liberdade, talvez por isso as pessoas se identifiquem há tanto tempo! O que me deixa mais feliz e honrado é ser lembrando e saber que ainda é um trabalho influente”, comenta Gera Fornasa, vocalista da Bandalheia. 

O titulo, Crime Perfeitcho – Rock anos 1980, Mundo 48, faz referência a uma coletânea lançada em 1985, com canções de bandas locais como Decalco Mania, Alta Voltagem, Vanaheim, Olho D'água e Big Bem, e a música Crime Perfeito, que brinca com o pessoal do bairro Estreito, que termina as palavras com "tcho". A obra pode ser adquirida pelo site www.editoraprismas.com.br por R$54.

Colaboração: Comunicação Bandalheia