Giro Estadual

Banho frio, violência e falta de alimentos motiva interdição de casa para idosos em SC

Instituição de Cunha Porã, no Oeste do Estado, tem 10 dias para suspender todas as atividades

Divulgação

Uma casa de repouso para idosos de Cunha Porã, no Oeste de Santa Catarina, foi interditada pela Justiça depois que o Ministério Público do Estado constou supostas situações de maus-tratos e negligência na instituição. O local tem um prazo de até 10 dias para encerrar as atividades e encaminhar os cerca de 30 idosos acolhidos para as famílias ou para outras casas de repouso.

Banhos frios, alimentação inadequada ou insuficiente, controle de idosos com amarras e violência física e verbal estão entre as atrocidades supostamente cometidas pela instituição e relatadas à promotora do caso Karen Damian Pacheco Pinto.

A investigação também mostrou que a instituição tem menos funcionários do que o necessário e que muitos deles não têm aptidão para cuidar dos residentes da casa. Pessoas contratados para a limpeza do ambiente, por exemplo, estavam também cozinhando e medicando os idosos.

Segundo Karen Pinto, a instituição é acompanhada há muito tempo. Em 2019, inclusive, um acordo judicial resolveu problemas ligados à infraestrutura e a casa de repouso, por exigência da Justiça, precisou mudar a sede para um local adequado.

Agora, com novas denúncias e informações, a casa foi interditada pela Justiça. O Ministério Público e a Assistência Social de Cunha Porã acompanharão a realocação dos idosos para que a medida liminar seja cumprida e para que todos os residentes fiquem em segurança em outras instituições ou em casas de familiares. Se a medida não for cumprida, a instituição terá que pagar uma multa diária de R$ 500.

Com informações do NSCTotal

Notícias Relacionadas

Veículo alugado e não devolvido é recuperado pela PRF na BR-101, em Tubarão

O motorista, de 32 anos, alegou ter locado o veículo em 2019 para trabalhar como motorista autônomo, e que não sabia da condição do veículo

Motorista morre e duas passageiras ficam feridas em acidente na BR-280, em SC

Colisão aconteceu por volta das 17 horas de quinta-feira, no Planalto Norte Catarinense, em em São Bento do Sul

Professor é indiciado por compartilhar pornografia infantil com alunos em SC

Justiça afastou o homem das salas de aula, e Secretaria de Estado da Educação abriu sindicância interna

Mudas de banana são doadas para as escolas municipais de Criciúma

Iniciativa é uma parceria entre a Gerência de Agricultura e Agronegócio e a Secretaria Municipal de Educação