Geral

Barracão passará a ser atendido com abastecimento de água da sede do Samae

Anteriormente, a comunidade era abastecida com água de poços locais

O sistema de abastecimento de água no Barracão será alterado. A comunidade será abastecida com água da sede e não mais por poços locais. O motivo da mudança é o teor de ferro nos poços. O novo sistema prevê a instalação de seis quilômetros de rede com tubos de 60 milímetros e a previsão de entrega da obra é para hoje (23), com o novo sistema entrando em operação na próxima semana.

A alteração compreende desde a entrada do Rio Pinheiros até a entrada do Barracão. De acordo com o diretor do Serviço Autônomo de Água e Esgoto – Samae, Antonio Willemann, a obra de assentamento da tubulação já está sendo executada, em três frentes de trabalho.

“Iniciamos no dia 14 de maio com uma retro do SAMAE, uma retro e uma escavadeira hidráulica terceirizada. Além desses equipamentos, a administração municipal de Orleans está colaborando com uma carregadeira e uma patrola para o recobrimento da tubulação e recuperação das estradas”.

Será realizada também a instalação de um conjunto moto bombas com potência de 5CV na entrada da comunidade de Barracão, no terreno de Lorenço Boerger Rohling, e um sistema automático de acionamento da bomba e controle do nível do reservatório, localizado no terreno de Adenir Bianco. Todas as redes de distribuição e instalações internas na comunidade de Barracão serão aproveitadas para o novo sistema.

Será investido R$ 58.000, com recursos próprios do Samae, para materiais e máquinas terceirizadas. Os equipamentos próprios e a mão de obra não estão incluídos neste valor, já que trata-se de trabalho realizado por funcionários internos.

“Em resumo, os moradores de Barracão vão receber água da sede que, necessariamente, passará por três bombeamentos: o primeiro da Estação de Tratamento até o alto do Morro da Santinha, o segundo da Ponte do Rio Belo até a propriedade do senhor Pedro Baggio, no alto do morro do Rio Belo, e o terceiro bombeamento na chegada da comunidade do Barracão”, explicou.

Conforme o diretor do Samae, a obra, além de melhorar a qualidade da água dos moradores de Barracão, também irá beneficiar os moradores de Vila Nova e os que residem às margens da estrada geral Barracão.

[soliloquy id=”126523″]