Geral

Barragem da PCH Capivari será inundada, em São Martinho

Foto: Cerbranorte/Divulgação/Notisul

Foto: Cerbranorte/Divulgação/Notisul

O alagamento da barragem da Pequena Central Hidrelétrica – PCH Capivari, em São Martinho, ocorrerá na próxima semana. De acordo com o engenheiro responsável, Fabio Dyck, não há mais nenhuma pendência e as comportas só não foram fechadas nos últimos dias por causa da previsão de chuva, que atrapalharia a movimentação do guindaste.

O engenheiro ressalta que, durante o alague, o acesso será restrito em ambas as margens. “Por questão de segurança e por ser tratar de uma operação delicada e crítica, achamos melhor restringir o público”. Com a vasão atual, serão necessários dois dias e meio até que o alagamento seja concluído.

“Depois de muito empenho, estamos próximos de entregar mais esta importante obra, que vai gerar valores os quais serão investidos em prol do associado da Cooperativa de Eletrificação de Braço do Norte – Cerbranorte. Claro que isso vai depender do que for decidido em assembleia, mas, certamente, vamos trabalhar para que esses valores sejam utilizados de forma responsável, sempre pensando no melhor para o associado”, projeta o presidente da cooperativa, Antonio José da Silva.

As obras foram concluídas há cerca de 50 dias. A barragem é de enrocamento com núcleo em argila e tem 32 metros de altura. A sua base possui 100 metros de largura e 100 de comprimento, o topo é de oito metros de largura e 200 de comprimento. Ao todo, foram utilizados 220 mil metros cúbicos de entulho entre rocha e argila para a construção. Algo próximo a 18.334 caminhões de material foram necessários.

Conforme Dyck, com a vasão atual e assim que as comportas forem fechadas, serão necessários apenas dois dias e meio para encher o local. A PCH tem 18 megawatts de potência, o suficiente para abastecer os municípios de Braço do Norte e Rio Fortuna, por exemplo.

Com informações do Jornal Notisul