Geral

Barragem do Rio Cocal passa por desassoreamento

Objetivo é ampliar a capacidade de armazenamento de água no município; previsão de conclusão dos trabalhos é de até 40 dias

Divulgação

Em virtude das últimas chuvas, foram abertas as comportas da principal represa de Cocal do Sul, a barragem do Rio Cocal, que faz a captação da água para a Estação de Tratamento. A barragem está passando por um processo de desassoreamento com o objetivo de ampliar a capacidade de armazenamento de água.

Segundo o diretor do Samae, Alisson da Silva, os moradores devem fazer uso consciente da água. A conclusão do processo de ampliação tem previsão de até 40 dias para ficar pronto.

De acordo com Alisson, esta barragem gera em torno de 280 litros por segundo. “É uma barragem que se recupera rápido; começamos por ela para depois começarmos a fazer outras barragens que têm recuperação mais lenta; essa barragem vai quase dobrar a capacidade dela”, declara.

O prefeito do município, Fernando de Fáveri, afirma que o desassoreamento é muito importante para o armazenamento de água do município. “Há 15 anos não era feita uma limpeza na barragem; como o cidadão pode ver, este é um dos compromissos que temos para evitar a falta de água no seu lar, compromisso do Governo de Cocal do Sul”, conclui.

Com informações do TNSul

Notícias Relacionadas

Rua rachada em SC corre risco de desabar e famílias são orientadas a deixar casas, diz prefeitura

Análise de um geólogo atestou que a rua, em São Bento do Sul, possui "alto risco para desmoronamento".

Mais caro que gasolina: óleo diesel é encontrado a mais de R$ 8 em duas cidades de SC

Pesquisa da ANP avaliou valores entre os dias 19 e 25 de junho e mostra cidades de Santa Catarina com óleo diesel a mais de R$ 8

Produtores de Soja recebem prêmio do Grupo Olim

Prêmio Produtividade de Soja Safra 2021/2022 foi entregue nesta quinta-feira (23)

Criança leva 40 picadas de abelhas no pátio de escola em SC

Segundo os bombeiros, três alunos precisaram de atendimento médico devido aos ferimentos causados pelos insetos