Futebol

Base do Criciúma conhece adversários da Copa Sul 2026

Tigre disputará competição nas categorias Sub-15, Sub-17 e Sub-20 a partir de 12 de setembro, com confrontos contra equipes de Santa Catarina, Paraná e Rio Grande do Sul.

As categorias de base do Criciúma já conhecem o caminho na Copa Sul 2026. O Tigre estará presente nas disputas do Sub-15, Sub-17 e Sub-20 da competição, que começa no dia 12 de setembro e segue até dezembro.

Organizada pela Federação Gaúcha de Futebol (FGF), em parceria com as federações Catarinense (FCF) e Paranaense (FPF), a Copa Sul reúne equipes classificadas de acordo com o desempenho nos respectivos campeonatos estaduais.

Na primeira fase, o Sub-15 do Criciúma terá pela frente Grêmio, Juventude, Chapecoense, Barra, Athletico Paranaense e Operário. No Sub-17, os adversários serão Grêmio, Progresso (RS), Chapecoense, Barra, Athletico Paranaense e Operário.

Já o Sub-20 carvoeiro enfrentará Grêmio, Juventude, Chapecoense, Barra, Patriotas e City London (PR). A categoria chega à competição regional em meio à reta decisiva do Campeonato Catarinense.

A Copa Sul contará com 12 equipes em cada categoria, sendo quatro representantes de cada estado da região Sul. Os clubes estão divididos em dois grupos de seis, mas, na primeira fase, as equipes de uma chave enfrentam apenas os integrantes do outro grupo, em turno único, totalizando seis rodadas.

O Criciúma integra o Grupo B nas três categorias. No Sub-15, a chave ainda conta com Internacional, Passo Fundo, Avaí, Coritiba e Laranja Mecânica. No Sub-17, estão Internacional, Novo Hamburgo, Figueirense, Coritiba e Cascavel. No Sub-20, os companheiros de grupo são Internacional, São José (RS), Avaí, Araucária e Cascavel.

Os quatro primeiros colocados de cada grupo avançam às quartas de final. A partir dessa fase, os confrontos serão entre equipes da própria chave: primeiro contra quarto e segundo contra terceiro.

Quartas de final, semifinais e final terão partidas de ida e volta. Se houver empate no placar agregado, a vaga ou o título será decidido nos pênaltis.

Em sua terceira edição, a Copa Sul busca ampliar o intercâmbio entre as principais escolas de formação de Santa Catarina, Paraná e Rio Grande do Sul, proporcionando mais jogos de nível regional e novas oportunidades para o desenvolvimento e a observação dos jovens atletas.

Notícias Relacionadas

Tigre: Eduardo Baptista testa duas formações antes do duelo contra o Cuiabá

Com desfalques de Luciano Castán e Fellipe Mateus, treinador trabalha alternativas para a defesa e o meio-campo; Criciúma pode voltar à liderança da Série B.

Criciúma confirma Rômulo Júnior como reforço para a sequência da Série B

Zagueiro de 22 anos chega por empréstimo do Atlético-MG até março de 2027 e já está integrado ao elenco de Eduardo Baptista.

Homem é denunciado por tentar matar três árbitros após futsal infantil em Criciúma e MP pede julgamento pelo Tribunal do Júri

Acusado teria interceptado o carro das vítimas e efetuado disparos por discordar de decisões nas partidas; todos escaparam sem ferimentos.

Ótima notícia: Castán e Fellipe Mateus têm voltas próximas no Criciúma

Perspectiva inicial de ausências prolongadas não deve se confirmar: zagueiro Castán deve retornar contra o Juventude, enquanto meia Fellipe Mateus tem previsão de volta diante do Atlético-GO.