Geral

Bebê é salva por enfermeiro que acompanhou a gravidez da mãe em SC

Thean Moser estava no horário do almoço quando a mãe chegou com a filha de 29 dias no posto de saúde

Divulgação

Uma bebê de 29 dias foi salva graças à ação rápida de um enfermeiro em Apiúna, no Vale do Itajaí, em Santa Catarina. A recém-nascida se engasgou com o leite materno e recebeu os primeiros socorros justamente do profissional que acompanhou a gravidez da mãe dela.

O anjo da guarda da pequena Sophia é o enfermeiro Thean Moser. Ele atua na rede pública de saúde da cidade há seis anos e integrou a equipe médica que realizou as consultas da gestante durante o pré-natal no posto de saúde.

Nesta quinta-feira (19), enquanto o enfermeiro estava almoçando na cozinha da unidade, a mãe chegou desesperada com a filha no colo. Só tinha ele para fazer o atendimento e a situação era muito crítica.

— A bebê estava sem batimentos cardíacos, toda roxa. Eu comecei a fazer massagem, a avó dela ligando para o Samu, pedimos ajuda do Arcanjo [helicóptero de resgate dos bombeiros]. Depois de uns 15 ou 20 minutos ela voltou a respirar. Foi um milagre — conta Moser.

Quando a aeronave de resgate chegou, a pequena já estava bem. A equipe de socorro acompanhou ela por terra até o Hospital Doutor Waldomiro Colautti, em Ibirama. Após uma avaliação pediátrica, a menina pôde voltar para casa sem nenhuma sequela.

— Graças a Deus deu tudo certo — diz aliviado o pai, Nevair de Souza.

Ele conta que a esposa estava em casa com a filha e a avó, a poucos metros do posto de saúde. A mulher contou que a pequena tinha mamado e não estava bem. A família tentou socorrer sozinha, mas em determinado optou por ir à unidade de saúde.

Lá encontraram Thean, que não pensou duas vezes antes de começar as mamobras de reanimação da pequena. Depois que Sophia voltou a respirar, veio o alívio de ter salvo uma vida que ele acompanha desde quando era um embrião.

Antes de trabalhar na rede pública de saúde de Apiúna, Thean atuou na UTI do Hospital Santa Catarina de Blumenau. Pai de uma menina de sete anos, o enfermeiro não esconde a alegria de ter salvo a vida de uma criança.

Com informações do NSCTotal

Notícias Relacionadas

Rua rachada em SC corre risco de desabar e famílias são orientadas a deixar casas, diz prefeitura

Análise de um geólogo atestou que a rua, em São Bento do Sul, possui "alto risco para desmoronamento".

Mais caro que gasolina: óleo diesel é encontrado a mais de R$ 8 em duas cidades de SC

Pesquisa da ANP avaliou valores entre os dias 19 e 25 de junho e mostra cidades de Santa Catarina com óleo diesel a mais de R$ 8

Produtores de Soja recebem prêmio do Grupo Olim

Prêmio Produtividade de Soja Safra 2021/2022 foi entregue nesta quinta-feira (23)

Criança leva 40 picadas de abelhas no pátio de escola em SC

Segundo os bombeiros, três alunos precisaram de atendimento médico devido aos ferimentos causados pelos insetos