Geral

Beira-rio, em Tubarão está mais iluminada

Lâmpadas foram trocadas na Marechal Deodoro

Foto: Amanda Menger

Foto: Amanda Menger

A Marechal Deodoro, em Tubarão, no trecho entre as pontes Heriberto Hülse e Nereu Ramos (do Centro) e Manoel Alves dos Santos (do Morrotes), a beira-rio da margem direita, está mais iluminada. A troca das lâmpadas da iluminação pública teve início na sexta-feira (6). O trabalho prosseguirá nos próximos dias na avenida José Acácio Moreira e na Lauro Müller, até  a ponte Orlando Francalacci (a do Quartel).

“Estamos trocando as lâmpadas de vapor de sódio de 250 watts por lâmpadas de vapor metálico de 400 watts. Além da potência maior, as novas lâmpadas geram uma luz branca, enquanto as anteriores, amarelada. A luz branca melhora a definição das cores e ilumina mais”, explica o coordenador da Cosip, José Fontoura.

Segundo Fontoura, esta é uma experiência que será realizada nas beiras-rio. “Neste ano, nosso recursos é suficiente para fazer as beiras-rio. Em paralelo a isso, estamos analisando uma proposta de uma parceria público-privada (PPP) que permita uma troca da iluminação pública de todo o município, passando a utilizar lâmpadas de LED”, afirma Fontoura.

Esta proposta de PPP será explanada na noite desta quinta-feira (12), aos vereadores, durante a sessão do Legislativo. “Nós assinamos uma autorização para que a empresa faça os estudos para continuarmos a discussão. Eles têm prazo de três meses para entregar a proposta. Nossa ideia é discutir isso amplamente, realizando audiências públicas, além de reuniões com os vereadores, que depois precisarão aprovar a PPP. Nossa expectativa é que até o fim do próximo ano a iluminação pública de Tubarão estará renovada”, adianta Fontoura.

O coordenador afirma ainda que esta experiência que está sendo feita na beira-rio não cancela o projeto de iluminação específica da ciclovia. “A ideia é que a ciclovia tenha uma iluminação especial. Mas precisamos definir se será um projeto independente ou se será contemplado nesta PPP”, esclarece Fontoura.

Colaboração: Amanda Menger/Decom PMT