Geral

Biblioteca Pública volta para a sua sede

O número 101 da rua Voluntário Fermino, no Centro Histórico, voltou a ser o endereço da biblioteca pública municipal Romeu D´Ulysséa. Devido à revitalização do prédio construído no século 18, o acervo tinha sido deslocado.

Nas últimas semanas, funcionários estão organizando o espaço colocando à disposição do público os livros.

O imobiliário e outros equipamentos serão adquiridos através de uma licitação. A intenção de acordo com a Secretaria de Educação é não deixar os leitores sem acesso ao acervo. Após a colocação dos móveis, a biblioteca estará disponibilizando toda a sua oferta de livros.

“O antigo endereço ficava longe do centro e não apresenta boas condições para atender á demanda”, disse o secretário da Educação, Luis Fernando Schiefler.
Neste primeiro momento, obras mais procuradas pelo público estão nas estantes.

Atualmente, 6.455 mil pessoas estão cadastradas como leitores na biblioteca pública. A bibliotecária Kátia Regina de Souza Borges é a responsável pelos trabalhos desenvolvidos no setor, juntamente, com a sua equipe. Vinte e duas mil obras pertencem ao acervo lagunense.

Mais sobre a revitalização – O projeto foi elaborado pela Secretaria de Planejamento Urbano e Habitação e aprovado pelo Conselho Gestor do Fundo de Defesa de Direitos Difusos, vinculado ao Ministério da Justiça. A revitalização iniciou no ano de 2012, valor de R$ 388 mil.

História – O prédio onde funciona a Biblioteca Pública Municipal, primeiramente, era habitado por uma família. Em 1894 foi adquirido pela Prefeitura e transformado no Instituto Municipal de Educação.

Em 1911, o superintendente do município, Oscar Guimarães Pinto, reuniu as freiras da cidade para instalar no local o colégio Stella Maris, onde ficou sediado até 1929.

Em 1932 foi fundado no local o Ginásio Lagunense, que foi mantido até 1964, quando foi construída a sede do Centro de Educação Almirante Lamego – Ceal.

Já funcionou também a Secretaria Municipal de Educação e Câmara de Vereadores.