Reflexão

Bispo preside missa em preparação ao Natal na Penitenciária Sul

Durantes as festas de fim de ano – Natal e Réveillon – 50 reeducandos da Penitenciária Sul terão direito ao indulto de uma semana, para poderem celebrar com suas famílias.

Na manhã de hoje (20), a Penitenciária Sul acolheu a visita do Bispo da Diocese de Criciúma, Dom Jacinto Inacio Flach, acompanhado pelo padre Orlando Cechinel e por mais nove agentes da Pastoral Carcerária. Na ocasião, 20 reeducandos participaram da missa, celebrada em uma das salas de aula da unidade prisional, na companhia da diretora, Maira Montegutti e de outros cinco funcionários da penitenciária.

A celebração, que ocorreria no pátio a céu aberto, foi transferida, em virtude da chuva, e por isso diminuiu o número de encarcerados que participariam da missa, que somava 40 deles. No início da celebração, Dom Jacinto fez sua intenção em virtude da proximidade da grande festa do Natal do Senhor e dedicou sua oração pela direção, pelos agentes da Pastoral Carcerária, por todos os presos e por suas famílias.

“Deus veio morar entre nós, pois a humanidade estava contaminada pelo pecado e por isso Ele tinha que enviar a salvação. Ele trouxe remédio para todos – para mim e para vocês, pois estávamos reféns do pecado. Ele se fez criança, assumindo a condição humana e nos permite sonhar com a paz e com o perdão. Todos nós temos chance diante de Deus. Deus não olha para nós com raiva, mas com amor, e espera que nos arrependamos e nos aproximemos Dele para receber esta paz. Não se sintam excluídos por estarem aqui: Deus não joga ninguém fora. Procurem rezar e conversar com Jesus e peçam, para Ele, força para as feridas da alma que só Deus pode curar”, disse o Bispo, em sua homilia.

Ao final da missa, os encarcerados e demais presentes receberam a bênção sob as mãos de Dom Jacinto, que agradeceu à direção da penitenciária pela oportunidade de celebrar e à Pastoral Carcerária pelo serviço prestado durante o ano todo. O Bispo desejou-lhes um feliz natal, com amor, e que todos possam permanecer unidos a Deus em sua misericórdia.

Presépio na Penitenciária

Neste ano, uma das novidades na Penitenciária Sul é o presépio com a árvore natalina montados em uma das salas de visitas, fruto da iniciativa da Pastoral Carcerária da Diocese de Criciúma, com o apoio da direção da unidade prisional. Conforme a diretora Maira Montegutti, a presença da Igreja entre os encarcerados colabora por propiciar um clima de tranqüilidade e de paz. “É muito importante para eles, que vão passar as festas longe de seus familiares, por trazer Deus ao coração e resgatar o espírito do Natal”, salienta Maira.

Durantes as festas de fim de ano – Natal e Réveillon – 50 reeducandos da Penitenciária Sul terão direito ao indulto de uma semana, para poderem celebrar com suas famílias.

Colaboração: Bibiana Pignatel – Assessora de Comunicação da Diocese de Criciúma

[soliloquy id=”202027″]