Geral

Bituqueiras são colocadas em praia

A ação tem o objetivo de conscientizar os visitantes sobre a importância de manter a praia limpa, especialmente livre das bitucas de cigarro.

Foto: Emanuelle Querino/Acim/Divulgação/Notisul

Foto: Emanuelle Querino/Acim/Divulgação/Notisul

Uma das coisas boas do verão é aproveitar a beleza e o frescor da praia. O problema é que alguns deixam os rejeitos na faixa de areia, especialmente bitucas de cigarro, o que polui e contamina o meio ambiente. Consequentemente estas atitudes trazem riscos à saúde dos animais, plantas e pessoas. 

Com o objetivo de minimizar o problema, o Núcleo de Turismo da Barra de Ibiraquera e a Associação Empresarial de Imbituba (Acim) instalaram seis bituqueiras na orla da praia e da barra, nos locais de maior concentração de pessoas. Conforme o coordenador do núcleo, Kléber Marques, o lixo na praia é uma das maiores preocupações do grupo de empresários. “Nosso objetivo é mantê-la limpa, pois se estiver cheia de lixo não será mais um paraíso e agradável para trazer as crianças. Assim, pouco a pouco, a natureza morre. Nos mutirões de limpeza que fizemos observamos uma grande quantidade de bitucas de cigarro, o que nos deixou seriamente preocupados devido ao alto grau de toxidade deste rejeito”, lamenta.

A ação foi uma colaboração entre os membros do núcleo, que compartilharam os custos dos materiais e receberam doações de empresas, como o Lar da Construção, e ainda colocaram a ‘mão na massa’ para cortar as tábuas e canos. “Esperamos que as pessoas que venham aproveitar a praia e a lagoa despertem para a importância de não deixar lixo na praia”.

Empresas voluntárias

A Acim faz parte da Federação das Associações Empresariais de Santa Catarina (Facisc), o maior sistema empresarial voluntário do estado, que une mais de 34 mil empresas de todos os setores e formatos.

Com informações do Jornal Notisul