A busca pelo Conhecimento

Bloqueio Continental: A Guerra entre Napoleão e a Inglaterra

Foto – Divulgação

No ano de 1804, o líder militar Napoleão Bonaparte foi elevado ao título de Imperador Francês. Como líder da França revolucionária, ele começou a entrar em conflitos com vários países do continente europeu e a expandir seus territórios devido ao seu forte exército. Os territórios que foram dominados por ele eram comandados por familiares e amigos de Napoleão, nomeados por ele mesmo.

Nesse período, a Inglaterra se destacava no quadro europeu como a maior potência econômica do continente, sendo um dos únicos países que Napoleão não conseguiria dominar, pois não poderia atacá-la pelo mar, bem como pelo fato de o país possuir uma marinha forte. Em meio a isso, Napoleão usou de outra estratégia para tentar afetar a ilha: derrubando sua economia.

Em 1806, ele assinou um decreto chamado de Bloqueio Continental, onde ficava proibido que os países da Europa mantivessem suas relações comerciais com a Inglaterra, sendo obrigados a fecharem seus portos para embarcações inglesas. Caso algum país desobedecesse, sofreria invasões por terra pelas tropas francesas. Portugal, sob a liderança do Rei D. João VI, não acatou as ordens de Napoleão, o que fez o imperador francês ordenar que algumas de suas tropas invadissem o território português em 1808, obrigando a família real a fugir para uma de suas colônias, o Brasil, no episódio que ficou conhecido na história como a transferência da corte real portuguesa ao Brasil.

No ano de 1813, a Rússia rompeu o Bloqueio Continental imposto por Napoleão. O imperador francês, com sua forte influência no continente, ordenou que suas tropas invadissem o território russo. No entanto, diferente de Portugal, ao chegarem ao local houve um combate sangrento entre os dois exércitos. Primeiramente, a França obteve êxito em suas batalhas, porém com o extremo inverno russo e as dificuldades para conseguir alimentos, fez com que as tropas de Napoleão fossem aos poucos sendo derrotadas.

Após sofrer muitas derrotas em suas guerras, Napoleão foi forçado a abdicar do trono francês e se exilou na ilha de Elba em 1814, o que deu fim oficialmente ao Bloqueio Continental, permitindo que os países europeus voltassem a comercializar com a Inglaterra.

Fonte consultada:

HIGA, Carlos César. “Bloqueio Continental”; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/historiab/bloqueio-continental.htm. Acesso em 17 de dezembro de 2024.

Notícias Relacionadas

Estudante de Criciúma é surpreendido em escola por guarnição policial

Emoção marcou encontro que ficará eternizado na memória do jovem.

1886: o ano em que o papel ganhou furos

O mecanismo do furador é baseado em uma alavanca que pressiona cilindros metálicos afiados contra o papel, criando furos precisos

Saída de pista deixa dois homens feridos na SC-443 em Sangão

Vítimas foram encaminhadas ao Hospital de Caridade de Jaguaruna.

Avaí libera carga extra de ingressos ao Remo e atitude gera reação entre torcedores do Criciúma

Espaço visitante da Ressacada terá espaço maior para o Remo do que foi recentemente para a torcida do Tigre.