Economia

BMW oficializa fábrica em Santa Catarina

O investimento previsto é de 200 milhões de euros. As obras iniciam em janeiro do próximo ano

A montadora de automóveis alemã BMW vai começar a produzir carros no Brasil até o fim de 2014. A oficialização da instalação da fábrica da montadora em Araquari, em Santa Catarina, foi feita ontem, em Brasília, pelo vice-presidente de vendas e marketing da empresa, Ian Robertson.

Imbituba havia sido uma das cidades cogitadas para receber o empreendimento, mas foi preterida por conta da localização estratégica de Araquari e pela qualidade da mão de obra no município do norte do estado. A previsão é que o investimento gere pelo menos mil empregos diretos. A empresa vai oferecer capacitação para os empregados locais, com treinamento de trabalhadores brasileiros nas fábricas da Alemanha e de outros países.

O investimento previsto na fábrica é de 200 milhões de euros. As obras iniciam no começo do próximo ano. O investimento da BMW no Brasil, valoriza Robertson, não é por acaso. O mercado de carros de luxo no país, que hoje significa 1% do total, tem grande potencial de crescimento. A previsão é que sejam montados até 30 mil veículos por ano, mas a produção, lembra o diretor, estará de acordo com o novo regime automotivo implementado pelo governo brasileiro.

A fábrica produzirá, inicialmente, utilitários pequenos, mas outros modelos podem ser incorporados. Tudo dependerá da procura do mercado. “A produção seguirá a demanda. A fabricação será uma consequência”, confirma  Robertson.

Montadora chinesa também está de olho no estado

Em agosto deste ano, representantes de uma das maiores montadoras da Ásia, a Geely, estiveram em Imbituba a fim de analisar a possibilidade de realizar um investimento na ordem de US$ 500 milhões (cerca de R$ 1 bilhão) na cidade.

A intenção é implantar uma unidade da empresa no município. Um negócio que promete gerar 1,2 mil empregos diretos e, se der certo, será concluído em três anos.

Um dos atrativos é o porto, a rodovia duplicada e a possibilidade da Ferrovia Litorânea ser realidade em poucos anos. O mercado brasileiro é um dos mais atrativos quando o assunto é investimento no setor automobilístico.

Um primeiro contato dos representantes da Geely e o governo do estado já foi feito. O próprio gestor, Raimundo Colombo, prometeu mais do que empenho para que Imbituba receba o investimento. Até porque a empresa alemã vai se instalar no norte catarinense.

Assim como será feito com a BMW, o estado também ofertou uma série de incentivos fiscais para receber investimentos desta envergadura. A empresa chinesa, que também é proprietária da Volvo, pretende construir um grande complexo industrial para a fabricação de motores e chassis, entre outros componentes.

A presidenta Dilma Rousseff recebeu foi presenteada com uma miniatura de um dos modelos da BMW. Após reunião com ela, o governador Raimundo Colombo e ministros, o vice-presidente de vendas e marketing da empresa, Ian Robertson, oficializou a construção de uma unidade da marca em solo catarinense. Na próxima semana, um protocolo de intenções será firmado entre a empresa e o estado, que garantirá incentivos fiscais para a montadora.

Notisul