Saúde

BN: paciente com suspeita de coronavírus teria retornado da Nova Zelândia

Caso de suspeita de coronavírus foi registrado nesta terça-feira, 10 de março, no Hospital Santa Teresinha de Braço do Norte.

vírus

Um caso de suspeita de coronavírus foi registrado nesta terça-feira, 10 de março, no Hospital Santa Teresinha de Braço do Norte. O paciente teria retornado de viagem a Nova Zelândia com sintomas gripais.

Em nota emitida na manhã desta quarta-feira, o hospital garante que “Todas a medidas de investigação e profilaxia de transmissão COVID-19 foram tomadas de acordo com a Norma Técnica”. A nota ainda explica que a Vigilância Epidemeológica da Secretaria Municipal de Saúde de Braço do Norte foram devidamente comunicadas e tomaram as devidas providências sobre o caso.

O Lacen (Laboratório Central do Estado de Santa Catarina) está realizando a analise dos exames e em até 72 horas encaminhará o resultado ao Hospital Santa Terezinha que, então, deve emitir um novo comunicado.

O Hospital, através da sua assessoria, negou-se a dar mais informações. A Folha do Vale, porém, apurou que o paciente (do sexo masculino) com histórico de viagem ao exterior retornou recentemente da Nova Zelandia.

Medidas de prevenção e controle 

A melhor maneira de prevenir a infecção é evitar a exposição ao vírus, já que atualmente não existe vacina para 2019-nCoV.

Recomenda-se:

  • Lavar as mãos frequentemente com água e sabão por pelo menos 20 segundos;
  • Se não houver água e sabão, usar um desinfetante para as mãos à base de álcool;
  • Evitar tocar nos olhos, nariz e boca com as mãos não lavadas;
  • Evitar contato próximo com pessoas doentes;
  • Ficar em casa quando estiver doente;
  • Cobrir boca e nariz ao tossir ou espirrar com um lenço de papel e jogar no lixo;
  • Limpar e desinfetar objetos e superfícies tocados com frequência.

Com informações do site Folha do Vale

Notícias Relacionadas

Amurel recomenda que municípios adotem nova quarentena por causa da Covid-19

Associação dos Municípios da Região de Laguna (Amurel) contempla 18 prefeituras. A situação da região é considerada gravíssima pelo governo de Santa Catarina em relação à doença.

Clínicas e laboratórios particulares de Braço do Norte terão que informar a Prefeitura sobre exames para Covid-19 realizados

O Decreto 026/2020, assinado pelo prefeito, Beto Kuerten Marcelino, na noite deste domingo (12), visa garantir a transparência sobre os dados da doença no Município.

Coronavírus em SC: Governador planeja retomada gradativa da atividade econômica e projeta 713 novos leitos de UTI

O objetivo é adequar as medidas de isolamento à necessidade dos catarinenses com segurança.

Prefeito de Nova Veneza assina decreto de formação da Comissão de Acompanhamento, Controle, Prevenção e Monitoramento ao Coronavírus

Nova Veneza não tem casos confirmados da doença, apenas pessoas em isolamento domiciliar que já foram acompanhados, mas devem permanecer em quarentena pois chegaram de viagem.