Geral

Bolachas e biscoitos sem glúten oportunizam saúde aos celíacos

Problema atinge pequena parcela da população, mas se não cuidado pode trazer sérios incômodos. Produtos especiais são a saída para um vida normal

Quem sofre de doenças celíacas sabe a dificuldade que é alimentar-se. Inúmeros ingredientes são proibidos, ocasionando dificuldades digestivas e gustativas, desenvolvendo uma série de incômodos. Para evitar este tipo de problema, a solução se apresenta por meio dos produtos sem glúten, uma proteína presente em diversos cereais, como aveia, cevada, malte, trigo, entre outros. Pensando na saúde e na qualidade de vida dos celíacos, a rede de Supermercados Manentti coloca à disposição dos clientes alguns produtos especiais, como biscoitos e bolachas.

De acordo com o nutricionista do supermercado, Eduardo Meller Manenti, geralmente o celíaco identifica a doença ainda na infância, ao ser constatada certa intolerância a determinados alimentos. Em alguns casos, no entanto, o problema pode ser desencadeado na fase adulta, principalmente por fatores genéticos. “A doença agride as paredes do intestino delgado, dificultando a absorção dos nutrientes necessários. Por isso, muitos celíacos acabam sofrendo baixa de peso, diarréia, náuseas, entre outros sintomas”, enfatiza.

Geralmente quando alguém é diagnosticado celíaco toda a família entra na dieta, já que a falta de cuidados pode ocasionar inúmeros problemas. “É importante todo mundo da mesma casa fazer o mesmo, ajudar o celíaco. Há três anos trabalhamos com produtos sem glúten para atender esta demanda”, comenta.

Os problemas da doença viraram rotina na vida dde Diógenes De Villa Mazzucco. Ele descobriu ser celíaco ainda na infância, e hoje, aos 29 anos, já está acostumado com a alimentação diferenciada. “Para mim é normal, mas é triste não poder comer um pão francês no café da manhã, tomar uma cervejinha no fim de semana. Às vezes até abro algumas exceções, mas sei que terei problemas logo em seguida. Os produtos sem glúten ajudam muito nestas horas, é uma chance de me sentir como todas as outras pessoas, comendo coisas que todos comem, menos eu”, enfatiza.

Não existe prevenção para a doença celíaca, a única forma de diminuir os sintomas é por meio da não ingestão de glúten. Novas terapias estão sendo estudadas, assim como modificações nos cereais com glúten. Por ora, no entanto, ainda não são demonstradas nem aplicáveis.