Política

Bolsonaro anuncia campanha de combate à poluição no mar

Armação em forma de tubarão será preenchida com lixo.

Foto: Divulgação

O presidente Jair Bolsonaro informou neste domingo (10), por meio da rede social Twitter, que o Ministério de Meio Ambiente usará uma armação de metal em formato de tubarão-baleia como símbolo de uma campanha de combate à poluição marinha. O tubarão, com 15 metros de comprimento, será preenchido com lixo retirado do mar.

A ação será realizada no Dia Mundial da Água, celebrado no próximo dia 22, pelo ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles, em Santos, no litoral paulista. De acordo com o presidente, a campanha é a primeira etapa de uma agenda ambiental urbana.

“No Dia Mundial da Água, 22 de Março, o ministro do Meio Ambiente @rsallesmma [Ricardo Salles] lançará a primeira etapa da Agenda Ambiental Urbana: Combate ao Lixo no Mar, em Santos e em Ilhabela. O Tubarão-Baleia será um símbolo de 15 metros que será preenchido com o lixo retirado do mar”, tuitou Bolsonaro.

Relatório

Na semana passada, um relatório da organização World Wide Fund for Nature (WWF) mostrou que o Brasil é o quarto maior produtor de lixo plástico do mundo. Segundo a organização, o país fica atrás apenas de Estados Unidos, China e Índia.

Segundo o estudo da WWF, mais de 104 milhões de toneladas de plástico vão poluir os ecossistemas até 2030 se nenhuma mudança acontecer na nossa relação com o material. O relatório mostra ainda que o volume de plástico que vaza para os oceanos todos os anos é de aproximadamente 10 milhões de toneladas.

A organização defende a adoção de um acordo global para conter a poluição por plásticos. A proposta será debatida na Assembleia das Nações Unidas para o Meio Ambiente que começa hoje em Nairóbi, no Quênia, e vai até a próxima sexta-feira.

O tubarão-baleia é considerado a maior espécie de peixe do mundo, podendo atingir mais de 12 metros de comprimento. Ele se alimenta filtrando plâncton e pequenos peixes como anchovas e sardinhas. A espécie, ao lado de outros filtradores como arraias e baleias, é apontada como uma das mais afetadas pela ingestão de plástico e microplástico no processo de alimentação.

Com informações do Jornal Notisul

Notícias Relacionadas

Casa tomada por lixo e com presença de ratos passa por intervenção no Centro de Criciúma

Resíduos ocupavam praticamente todos os cômodos e, em alguns pontos, chegavam perto do teto; dois moradores foram encaminhados para atendimento de saúde.

Campanha de vacinação para menores de 15 anos segue até setembro em Capivari de Baixo

Campanha de atualização da caderneta vacinal para menores de 15 anos inclui Dia D em 22 de agosto e atendimento em quatro unidades de saúde.

Família de mulher vítima de feminicídio em Imbituba faz campanha para trasladar corpo ao Mato Grosso

Viviany Souza, de 45 anos, será sepultada em Cuiabá, cidade onde vivem seus familiares; doações são destinadas a custear o transporte.

Drive-Thru Solidário do Unibave arrecada mais de R$ 13 mil para tratamento do estudante Mateus

Drive-thru solidário reuniu mais de 330 pessoas, e mobilização continua com vakinha virtual para custear tratamento e reabilitação de Mateus.