Geral

Bom Jardim da Serra registra a temperatura mais baixa do ano no país

Cidade marcou -7,4ºC nesta terça-feira.

Bom Jardim da Serra registra a temperatura mais baixa do ano no país

Foto: Wagner Urbano / Divulgação

Bom Jardim da Serra registrou a temperatura mais baixa do ano até agora, com -7,4ºC às 6h desta terça-feira (18). Em Urupema, também na Serra, fez -6,6ºC, mas por causa dos ventos de até 43km/h a sensação térmica chegou aos -27°C.

Em Florianópolis, os termômetros marcaram 3,6ºC, temperatura mais baixa do ano na capital catarinense nesse ano. Em Chapecó, no Oeste, fez -1°C, a menor desde julho de 2013. Ao menos 52 cidades amanheceram abaixo de 0ºC. Até as 6h, a máxima foi de 8ºC no estado.

Na noite de segunda-feira (17), pelo menos cinco cidades catarinenses tiveram registros de flocos de neve, confirmou a Epagri/Ciram, órgão que monitora as condições do tempo no estado. Houve neve sem acúmulo entre chuva congelada em Irani, Fraiburgo e Água Doce, no Oeste, e em São Joaquim e Urupema, na Serra.

“A frente fria, sistema de chuva, está se afastando do estado, e a massa de ar está cada vez mais sobre Santa Catarina. A madrugada e o amanhecer têm influência direta do centro desse ar polar, ou seja, a parte onde ficam as menores temperaturas desse ar polar está sobre o nosso estado”, explica a técnica em meteorologia Bianca Souza.

Bom Jardim da Serra registra a temperatura mais baixa do ano no país Frio neve

Foto: Mycchel Hudsonn Legnaghi / São Joaquim Online

Como o ar polar, além de frio, também é seco, o sol volta a predominar em todas as regiões, com céu bastante limpo. “Só chamo atenção que a frente fria, apesar de estar se afastando, ainda deixa o amanhecer com muitas nuvens em parte do Vale do Itajaí, Norte e Grande Florianópolis, mas que ao longo do dia deixam o sol aparecer”, afirma a técnica em meteorologia.

Mesmo com o sol aparecendo, as temperaturas não sobem muito ao longo do dia, ficando entre 4 e 6°C na Serra e de 10 a 12°C na maior parte das cidades.

Quarta-feira

A quarta (19) vai ser outro dia de tempo seco, com o sol predominando em todo o estado, ainda por influência da massa de ar polar.

“O frio do amanhecer deverá ser tão forte quanto nessa terça, mas na Serra já não tanto. Essa combinação de ar seco e temperaturas baixas traz previsão de geada generalizada e forte, até mesmo cidades próximas ao Litoral podem registrar o fenômeno”, diz Bianca.

A tarde de quarta-feira já deve registrar temperaturas um pouco mais agradáveis, mas mesmo assim entre 13 e 15°C em boa parte das cidades.

Com informações do site G1 SC

Bom Jardim da Serra registra a temperatura mais baixa do ano no país3

Foto: Wagner Urbano / Divulgação

Bom Jardim da Serra registra a temperatura mais baixa do ano no país4

Foto: Wagner Urbano / Divulgação

Notícias Relacionadas

Chuva retorna ao Sul de SC nesta sexta-feira e deve se estender durante todo o sábado

Quinta-feira segue com tempo firme e temperaturas agradáveis, mas o tempo muda a partir de sexta-feira; domingo volta a ter predomínio do sol.

Sul de SC terá semana de tempo seco e madrugadas de frio intenso

O sol deverá predominar até sexta-feira, com temperaturas baixas nas madrugadas e retorno da chuva apenas no fim de semana.

Instabilidade perde força e Sul catarinense terá fim de semana de sol e temperaturas baixas

Tempo melhora a partir de sexta-feira, com retorno do sol e manhãs frias durante o fim de semana.

Frio persiste e Criciúma volta a amanhecer abaixo de zero

Geada foi registrada em pontos isolados da cidade e do Sul catarinense; chuva retorna na próxima semana.