Segurança

Bombeiros mobilizam equipes em operação especial durante o carnaval

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Bombeiros Militares de todo o Estado iniciam ontem (13), as ações de prevenção a incêndios, acidentes e afogamentos visando diminuir o risco de ocorrências com vítimas no período carnavalesco. Além do reforço no serviço de guarda-vidas, guarnições vão monitorar os pontos de reunião de foliões em municípios onde são realizados festejos oferecendo serviços de atendimento pré-hospitalar, resgate e salvamento na Operação Carnaval 2015, que segue até terça-feira (17).

Nas 157 praias e balneários que contam com o serviço de salvamento aquático, mais profissionais estarão de plantão durante os dias de folia atuando em ações de prevenção afogamentos e resgate no período que tradicionalmente registra aumento no movimento de banhistas. Para garantir a segurança nos locais públicos de festa, guarnições militares ficarão à postos em pontos estratégicos visando o rápido atendimento a possíveis emergências.

“Estaremos mais próximos da comunidade objetivando dar mais agilidade aos atendimentos no período festivo. Durante o dia, as ações serão dirigidas aos banhistas em balneários visando a prevenção de afogamentos. À noite, nossa atenção especial volta-se para os foliões”, explica o Comandante-Geral do CBMSC, Coronel BM Onir Mocellin.

Além das equipes diretamente envolvidas com o Carnaval, o serviço será apoiado 24h pelos militares de serviço nos quarteis e no Batalhão de Operações Aéreas (BOA), que manterá disponíveis para o atendimento à população helicóptero e avião da Corporação.

“As atividades dos próximos dias completam o o ciclo de ações iniciado com a análise de projetos e a fiscalização dos locais onde vão ocorrer os eventos temporários, como bailes em clubes ou ruas das cidades”, destaca o Comandante-Geral. Para a realização dos eventos carnavalescos é necessária a presença dos sistemas de segurança exigidos por lei e a aprovação prévia do Corpo de Bombeiros Militar, visando garantir condições para o abandono dos locais em caso de emergência, bem como o salvamento de vidas e a preservação de bens.

Dicas do CBMSC

Na praia

– Prefira locais praias e balneários monitorados por guarda-vidas
– Evite nadar sozinho e em locais afastados
– Avalie sempre a possibilidade de um incidente na água
– Observe e obedeça a sinalização de praia. Em caso de dúvida, informe-se com o guarda-vidas
– Não consuma bebidas alcoólicas antes de entrar na água
– Evite se afastar da margem, mesmo se souber nadar
– Não tente salvar pessoas em apuros sem estar devidamente habilitado. Como opção, lance flutuadores
– Redobre a atenção sobre as crianças

Em locais de reunião de público (locais fechados ou aberto)

– Antes de entrar, verifique se a quantidade de pessoas condiz com o espaço físico disponível
– Identifique locais de escape
– Ao entrar, localize a sinalização e saídas de emergência. Confira se os acessos estão desimpedidos
– Se houver princípio de incêndio ou tumulto, mantenha a calma e procure um local seguro

Em caso de emergência, disque 193.