Geral

Bons exemplos trazidos do mundo para a construção civil do Sul

Sinduscon esteve representado em feira internacional do setor, no Panamá.

Foto: Divulgação

A verticalização, o desenvolvimento e a desburocratização em prol do setor da construção civil. Estes foram alguns dos pontos elencados em análise à “Missão Panamá”. Neste mês, empresários do setor estiveram na Cidade do Panamá, capital do país da América Central, para visitar a Feira Internacional de Construção e Habitação, a Expo Hábitat, como conhecer novos modelos, de atuação e insumos, e trazer o que há de melhor para o Sul catarinense.

Foto: Divulgação

A região esteve representada pelo presidente do Sindicato da Indústria da Construção Civil do Sul Catarinense, o Sinduscon, Olvacir Bez Fontana. A viagem, articulada pela Federação da Indústria de Santa Catarina, a Fiesc, da qual Fontana é também membro da diretoria, ainda integrou outros empresários do setor de demais regiões do Estado.

Em reunião mensal do Sinduscon, Fontana externou ao empresariado local a experiência acerca da viagem. “É um país espetacular e em pleno desenvolvimento. Aliás, o Panamá tem pouco mais de 4 milhões de habitantes, ou seja, quase a metade de Santa Catarina. A média de prédios varia de 80 a 90 andares, predominantemente com vidros. É um país vertical e bastante impulsionado pelo transporte marítimo. São navios e mais navios. Digo que, em termos de prédios, está quase Dubai”, assemelhou o presidente do Sinduscon.

Na ocasião, a comitiva visitou o maior escritório do setor da América Latina. “São mais de 250 arquitetos realizando projetos para o mundo todo. Empresas brasileiras também assinaram algumas obras naquele país, como de revitalização hídrica, pavimentação e de saneamento básico. Também visitamos o hotel cassino e também residência do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, o Trump Ocean Club International Hotel and Tower”, contou.

Foto: Divulgação

Segundo Fontana, Panamá é um país cercado de grandes fábricas, exemplo também na área de segurança e menos burocrático do que o nosso. “Com certeza, uma viagem que veio muito a agregar de conhecimento e de exemplos a serem seguidos. Pretendemos voltar no ano que vem”, planejou Fontana.

Colaboração: Talise Freitas – Ápice 360 Comunicação

Notícias Relacionadas

Governador Carlos Moisés autoriza edital para projeto de construção de ponte que liga Laguna à SC-100

Obras interrompem tráfego de veículos em mais um trecho da rua Dr. Valdir Cotrin, em Lauro Müller

As obras fazem parte da segunda fase de construção de calçadas

Ricardo Guidi destina cerca de R$2,2 milhões para construção de um novo espaço de lazer no Balneário Rincão

O contrato foi oficializado nesta segunda-feira, 22, na Caixa Econômica Federal, junto com o prefeito Jairo e o vice Luizinho.

Governador assina convênio de R$ 15,8 milhões para construção de ponte sobre o Rio Araranguá