Segurança

Bope chega para dar reforço em Criciúma

Policiais incrementam efetivo que está em buscas aos criminosos que balearam PM em ocorrência de assalto.

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Homens do Batalhão de Operações Policiais Especiais (Bope) chegaram ao final da tarde desta segunda-feira (01) no 9º Batalhão de Polícia Militar de Criciúma para reforçarem o policiamento e as buscas aos três criminosos que alvejaram a tiros um policial militar durante uma ocorrência de assalto nesta manhã.

O caso foi registrado por volta das 10h40min, em frente à agência do Bradesco, no Bairro Pinheirinho, quando o cabo De Souza, de folga da PM, acompanhava um funcionário de um supermercado, e fazia um serviço privado no momento, na entrega do malote à agência bancária.

Conforme o comandante do 9º Batalhão da PM, tenente-coronel Evandro de Andrade Fraga, em entrevista a Rádio Eldorado, o cabo foi alvejado porque foi reconhecido por um dos criminosos como sendo policial militar. Antes dos tiros, os assaltantes exigiram que ele se ajoalhasse. 

“Inclusive um deles deu ordem de execução, usando o adjetivo no mundo do crime para policial, que é verme”, relata o comandante. Além do serviço de Rádio Patrulha (RP), o policial já trabalhou também no Centro de Atendimento Socioeducativo Provisório (Casep) e no Presídio Santa Augusta, conforme Fraga. De Souza foi alvejado com quatro tiros; dois na perna e dois na região do abdômen; socorrido pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e levado em estado grave ao Hospital São José. O militar tem 47 anos, 29 anos como PM, e atua no setor do Ana Maria (que abrange também bairros como Cristo Redentor e Renascer).

Três criminosos participaram da ação, sendo que pelo menos dois deles estavam armados com pistolas, de toucas bala clava e com coletes balísticos. Após os disparos, eles fugiram levando o malote em um veículo Saveiro. O carro foi encontrado em seguida abandonado nas proximidades do Presídio Santa Augusta.

“Não estaremos em guerra, mas entendemos que a resposta tem que ser dada a altura, preferencialmente com os envolvidos detidos e levados à Justiça!”, exclama o comandante. Segundo a PM, o cabo De Souza apresentou uma melhora bastante satisfatória no quadro de saúde e já está conversando. “Ele passou por um período crítico na emergência e depois foi encaminhado ao Centro Cirúrgico onde se recupera da intervenção no pós-operatório”, acrescenta Fraga.

Além da chegada do Bope e mobilização da PM da Região Carbonífera, militares do Vale do Araranguá também atuam no policiamento. Policiais militares de outros setores e de folga também se mobilizam e reforçam o efetivo. A Polícia Civil já ouviu algumas testemunhas, até suspeitos da ação criminosa, mas nada concreto em relação à autoria do crime.

Mesmo apresentando o quadro de melhora, amigos, colegas de trabalho e familiares do cabo De Souza realizam uma campanha para doação de sangue. O código no Hemosc é “Sérgio Crispim de Souza – Número: 6886339”. Denúncias também podem ser realizadas através dos números: 181 ou 190, com garantia de sigilo.

Com informações de Talise Freitas – Rádio Eldorado