Geral

Borrachudos se proliferam e combate chega ao centro de Orleans

Foto: Jornalismo Guarujá

Foto: Jornalismo Guarujá

Moradores de algumas comunidades do interior de Orleans estão registrando novamente a presença dos mosquitos borrachudos. Mesmo com a aplicação do inseticida BTI, o problema se mantém. O motivo está relacionado a aplicação do produto.

Segundo o secretário de agricultura Edésio Marchioro, alguns dos responsáveis nestas comunidades não aplicaram o produto nos rios ou ainda realizaram o trabalho fora do prazo estipulado. O resultado é a ineficácia do combate. "Gostaríamos de alertar os responsáveis pela aplicação do BTI, pois é um produto caro que está sendo distribuído, e existem casos de pessoas que recebem o produto e não aplicam" ressalta Edésio.

O problema vai além. Os borrachudos estão se proliferando também em córregos que passam pelo perímetro urbano de Orleans. “Realizaremos agora um levantamento dos córregos que passam pelo perímetro urbano. Nestes locais também possuem mosquitos. A aplicação do inseticida BTI será aplicada nestes locais e nas demais localidades a partir de dezembro”, afirma Edésio.

E para minimizar o problema, o combate ao mosquito inicia nos principais rios da cidade, segundo Marchioro. “A população também pode ajudar no controle dos borrachudos evitando que pescadores não retirem as piavas dos rios da cidade. Este peixe é o principal predador natural dos mosquitos”, finaliza.

Colaboração: Elariana Fernandes/Jornalismo Guarujá