Polícia conseguiu localizar e prender o agressor
Uma mulher conseguiu escapar das ameaças do ex-companheiro ao acionar o botão do pânico – uma ferramenta de proteção a mulheres que sofrem violência doméstica. A vítima teve a casa invadida pelo agressor na manhã desta segunda-feira (7) em Indaial, no Médio Vale do Itajaí, e o homem disse que iria matá-la.
Ele tentou escapar, mas acabou preso.
Era por volta das 8h quando a Polícia Militar recebeu o chamado feito através do aplicativo de celular e foi até a casa da mulher. Lá constataram que o homem arrombou uma janela da residência para conseguir entrar. Conforme o relato à polícia, o ex-companheiro tentou agredi-la e afirmou que iria tirar a vida dela.
A mulher foi encontrada em estado de choque na frente de casa quando a viatura chegou. O agressor tentou fugir, mas foi preso em flagrante pela PM e levado à delegacia por descumprir a ordem judicial para que não se aproximasse da vítima.
O que é o botão do pânico
É uma ferramenta disponível através do aplicativo PMSC Cidadão. A funcionalidade é disponibilizada para mulheres que têm medidas protetivas em vigor. O objetivo é facilitar o pedido de socorro em casos de urgência, sem a necessidade de a vítima fazer uma ligação e explicar o que está ocorrendo.
É possível solicitar uma medida protetiva na delegacia. A mulher deve apresentar provas da situação de risco ou indicar testemunhas que presenciaram a violência ou saibam do perigo vivido pela mulher, especialmente se a proteção se estender para filhos ou familiares da pessoa sob risco de violência.
Segundo a Polícia Civil, entre as restrições que o agressor pode sofrer por conta da medida estão a obrigação de manter uma distância mínima da mulher, da casa e do trabalho dela; manter distância de familiares e testemunhas; cortar todo tipo de contato, incluindo telefônico, por Whatsapp e redes sociais.
O homem também pode perder direito a posse de arma de fogo e ser impedido temporariamente de visitar filhos menores.
Com informações do NSCTotal