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BR-101 Sul recebe melhorias em 25 kms de pavimento

Foto: Muriel Ricardo Albonico

Foto: Muriel Ricardo Albonico

O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT-SC) vem realizando nas últimas semanas, trabalhos de melhorias no pavimento asfáltico da BR-101 Sul catarinense. O objetivo é melhorar a trafegabilidade na rodovia federal, dando mais conforto e segurança aos usuários.

Na sexta-feira passada (20), o DNIT finalizou o primeiro trecho de aplicação do microrevestimento asfáltico, no segmento de pista sentido Norte-Sul, entre o km 409 ao km 437, de Araranguá ao Rio da Laje, em Sombrio. Esse trecho compreende o lote de obras 29, para duplicação de pistas e construção de obras de artes especiais, já concluído e liberado. Ainda falta a pintura de faixas de eixo central e bordos de pistas, que será feita nos próximos dias.

Os motoristas precisam atentar, ainda, para os trabalhos de fresagem do pavimento desgastado entre o km 411 ao km 426, entre o bairro Operária ao bairro Sanga da Toca II, atividade realizada na pista de sentido Sul-Norte. Esse trabalho é preliminar para a aplicação do microrevestimento nessa pista.

Os trabalhos para aplicação do mircrorevestimento, acréscimo na sinalização vertical e horizontal e conservação da BR-101 Sul vão continuar por toda a semana. Os motoristas precisam redobrar os cuidados quando visualizarem estreitamentos de faixas, indicados por sinalização provisória de obras. Nesses pontos é preciso reduzir a velocidade e observar a movimentação de trabalhadores e equipamentos.

O microrevstimento asfáltico – Mais fino que a camada externa de pistas, de fácil aplicação e de custo reduzido, o microrevestimento a frio utiliza polímeros na composição. Descarta o processo de fresagem para aplicação, que consiste na retirada da camada asfáltica superficial com auxílio de equipamentos. Aplicado sobre as pistas, o novo pavimento impermeabiliza todo o conjunto de camadas graças ao reduzido tamanho do material utilizado.

As vantagens do uso deste tipo de processo estão ligadas a maior segurança, ao maior nivelamento da pista, preservação de ralos, bueiros e caixas de inspeção, menor geração de poluentes, maior adesão ao pavimento existente. Com o uso do microrevestimento a frio, a retenção de tráfego é reduzida bem como a impermeabilização de trincas é feita com maior eficiência.

O pavimento microrevestido não substitui as três camadas asfálticas que compõe as pistas duplicadas da BR-101 Sul. Em alguns pontos, o revestimento tradicional chega a 20 cm, enquanto o pavimento em avaliação chega a ter 1,5 cm. O objetivo do teste é avaliar o comportamento da aplicação quanto ao fluxo elevado de veículos. Pela reduzida dimensão, mesmo em grandes extensões, o revestimento adequa-se ao traçado de pistas, sem sobressaltos.

Colaboração: Muriel Ricardo Albonico/Núcleo de Comunicação DNIT/SC