Trânsito

BR-101 Sul/SC será interrompida no Morro do Formigão, nesta terça-feira

Foto: Muriel Ricardo Albonico/Comunicação Dnit-SC

Foto: Muriel Ricardo Albonico/Comunicação Dnit-SC

A BR-101/SC Sul terá o trânsito interrompido nesta terça-feira, 26 de novembro, entre o km 337,8 ao km 338,7, em Tubarão. O horário definido para as detonações será às 9 horas, quando o trânsito será bloqueado para que o consórcio JDantas-Novatecna de continuidade à escavação da galeria do túnel para transposição do Morro do Formigão, com detonação de explosivos. Haverá apenas uma detonação, podendo acontecer até às 10 horas. A interrupção no tráfego da rodovia federal deverá ser de dez a 15 minutos, dentro da eficácia dos procedimentos de detonação, não comprometendo o fluxo de veículos no horário.

Este trabalho de remoção de rochas será em profundidade de segurança na galeria, onde a comunidade lindeira de Fábio Silva não será mobilizada e os moradores não serão mais alocados em local seguro. Haverá remoção de rochas no km 316, no limite dos municípios de Laguna e Pescaria Brava, nesta terça-feira, às 12 horas. Em caso de mau tempo, os trabalhos serão cancelados e redefinidos para nova data.

As interrupções do trânsito na BR-101 são avisadas com antecedência aos meios de comunicação da região. As informações também estão disponíveis nos canais de interação dos usuários: site www.101sul.com.br, e telefones 0800 6030 101, (48) 3027 5901 (Atendimento Florianópolis), (48) 3632 0285 (ESGA, Tubarão) e (48) 3229 1779 (Núcleo de Comunicação do DNIT em Florianópolis). Em caso de cancelamento dos trabalhos, a imprensa regional será comunicada.

Os usuários da rodovia devem ter atenção redobrada quando o trânsito for liberado após os serviços de detonação: no trecho, o fluxo de veículos segue em pista simples, de mão dupla, com o limite de velocidade máxima de 60 Km/h. Não é permitida a manobra de ultrapassagem pela faixa de rolagem da direita nos desvios. O DNIT recomenda que durante a interrupção do tráfego, os usuários da BR-101 Sul não tomem caminhos alternativos, pois o intervalo de tempo entre as detonações e a liberação do tráfego é pequeno. O uso de vias municipais torna-se mais demorado, além de acrescer fluxo aos bairros de Monte Castelo, Oficinas e Morrotes, aglomerados urbanos tubaronenses e nas localidades de KM 37, Laranjeiras e Bananal, em Pescaria Brava.

Colaboração: Muriel Ricardo Albonico/Comunicação Dnit-SC