Geral

Braço do Norte assina contrato para obras de saneamento

Foto: Chênia Cenci

Foto: Chênia Cenci

A Casan juntamente com o Prefeito de Braço do Norte, Ademir da Silva Matos, assinou na manhã desta segunda-feira, 23 de setembro, juntamente com o secretário de planejamento, Charles Bianchini, o deputado Estadual José Nei Ascari e o secretário de Desenvolvimento Regional, Roberto Kuerten Marcelino, o contrato que dá o pontapé inicial as obras de saneamento básico em Braço do Norte.

A solenidade contou com a participação da equipe da Estatal, representado o presidente da Casan, José Claudio Gonçalves e o superintendente Sul-Serra da Casan, Vilmar Tadeu Bonetti.

O vice-prefeito e secretário de planejamento, Charles Bianchini, ressaltou a importância da execução do projeto. “Não medimos esforços para dar continuidade a esse projeto que não recebeu a atenção necessária. Hoje estamos finalmente assegurando a nossa cidade que as tão sonhadas obras de saneamento básico saiam do papel. Desde já pedidos a compreensão da população, pois assim que iniciada, a obra causará transtornos e irá atrapalhar nosso trânsito. Mas sei que a vontade do povo de Braço do Norte em ter o saneamento é maior que qualquer problema que isso possa gerar”.

O presidente da Fundação do Meio Ambiente – Funbama, Cléber Silva coloca a fundação como importante ferramenta fiscalizadora. “Estaremos fiscalizando, juntamente com a AGESAN, esta importante obra, que contribuirá e muito, com a melhora da situação de nosso meio ambiente, tão agredido com o esgoto sanitário”.

De acordo com o representante da presidência da Casan, José Cláudio Gonçalves, o investimento orçado é de cerca de R$18 milhões e irá contemplar mais de 50% do município nessa primeira etapa. Com a assinatura do contrato a Casan irá abrir licitação e após esse processo será assinada a ordem de serviço para início das obras, estimado para começo do próximo ano.

O secretário de Desenvolvimento Regional, Roberto Kuerten Marcelino, destacou a satisfação de ter contribuído para realização desta importante obra. “Saneamento em Braço do Norte é uma reivindicação antiga e agora que irá se concretizar. O Governo do Estado tem investido forte na região, cerca de R$190 milhões desde 2011 e essa será mais uma obra que ficará na história de Braço do Norte”, enfatizou.

Para a Casan a retribuição de um ato de confiança antigo. “Quando Braço do Norte assinou a ação compartilhada com a Casan estava apostando em ações que pudessem contribuir com o seu desenvolvimento. Estamos aqui hoje, retribuindo essa confiança e faremos muito mais”, destaca o superintendente Sul-Serra da Casan, Vilmar Tadeu Bonetti.

O deputado Estadual José Nei Ascari destacou a importância do saneamento como resultado de qualidade de vida. “Estamos hoje aqui vivenciando de fato um momento histórico. Investir em saneamento é investir em saúde e com isso melhorar a qualidade de vida dos nossos cidadãos. Tenho certeza que após essas obras, Braço do Norte será vista de outra forma. Quero aproveitar para reafirmar meu compromisso com o município de lutar para trazer recursos em todas as áreas”, completou.

O prefeito Ademir da Silva Matos lembrou a assinatura da Ação Compartilhada com a Casan em sou antigo mandato. “Para ser gestor é preciso ter coragem. Coragem de assumir suas decisões. Fui fortemente criticado quando assinamos esse contrato com a Casan e hoje, provo mais uma vez que tomei a decisão correta. A Casan sempre nos honrou, em um primeiro momento levando água potável aos bairros que não possuíam e agora, com o tão sonhado saneamento básico”, relembra.

O Projeto de Saneamento Básico de Braço do Norte já foi aprovado pela Câmara Municipal de Vereadores e em audiência pública com a comunidade. A Prefeitura Municipal não mediu esforços para concretização desse plano. “Braço do Norte vive um novo momento. O que estamos observando aqui é um marco na nossa história e esse esforço é de toda equipe do planejamento da Prefeitura Municipal que se empenhou muito, junto ao Charles, para realização desse sonho. Algumas ruas estão com as suas pavimentações temporariamente paradas para que a equipe da Casan realize a colocação dos tubos assim que assinada a ordem de serviço, dessa forma a prefeitura irá realizar apenas uma vez o trabalho de pavimentação, economizando e fazendo um serviço de qualidade”, explica Matos.

Nas audiências públicas realizada no Município foi solicitada inclusão do Bairro União no Plano de Saneamento nesta primeira, a Casan atendeu o pedido e o Bairro será contemplado.

Colaboração: Chênia Cenci/Comunicação SDR Braço do Norte