Economia

Braço do Norte deve dobrar a produção de leite

Foto: Ney Bueno/SAR

Foto: Ney Bueno/SAR

A Secretaria da Agricultura e da Pesca vai apoiar o projeto da SDR de Braço do Norte de dobrar a produção de leite na região Sul de Santa Catarina. A ideia é de lançar no final de agosto o projeto um milhão de leite em cinco anos envolvendo 21 municípios das SDRs de Braço do Norte, Tubarão e Laguna. Atualmente, a produção de leite nesta região é de 500 mil litros/dia, envolvendo quatro mil produtores e 19 laticínios.

O secretário João Rodrigues e o presidente da Epagri, Luís Hessmann, receberam nesta terça-feira (2), o secretário da SDR de Braço do Norte, Roberto Kuerten Marcelino, juntamente com o gerente Regional da Epagri, Luiz Carlos Bora e o gerente da Agricultura da SDR, Marcos Antônio Pereira, para acertar detalhes do lançamento do projeto.

“Santa Catarina deverá tornar-se a maior bacia leiteira do país”. A estimativa foi feita pelo secretário de Estado da Agricultura e da Pesca, João Rodrigues. Ele destacou que a região Oeste do estado registra um dos maiores índices de crescimento do país e vem atraindo novas indústrias de processamento de leite. A média nacional de crescimento da produção nos últimos dez anos foi de 4,4% e no Oeste do estado a expansão ficou entre 8% a 15%.

"A atividade já é uma das mais importantes fontes de rendas para 70 mil famílias de agricultores em Santa Catarina. Com crescimento acima de 10% ao ano, o Estado já desponta como o quinto produtor do Brasil, com uma produção superior a 2,5 bilhões de litros de leite e com esse crescimento na região de Braço do Norte o crescimento da produção será mais rápido", aposta Rodrigues.

Colaboração: Imprensa Secretaria de Estado da Agricultura e da Pesca