Poder Executivo

Braço do Norte é pioneira na região em projeto de coleta seletiva e reciclagem

Além de contribuir para a preservação do meio ambiente, o projeto irá gerar de emprego e renda. População será a maior aliada para o sucesso da iniciativa.

Fotos: Ketully Beltrame / Sul in Foco

A data para o início da coleta seletiva em Braço do Norte já está marcada: 7 de janeiro de 2019. O anúncio ocorreu nesta terça-feira (11), durante uma coletiva de imprensa na Acivale, com a participação do prefeito, Beto Kuerten Marcelino, do presidente da Fundação do Meio Ambiente, Raul Coan, do secretário adjunto de Infraestrutura, Allan Lopes Prudêncio, e com os representantes da empresa Racli, Gustavo Lemos, gerente operacional, e Cláudio Nunes, gerente administrativo. Na oportunidade, foram detalhados o itinerante, o modo e os pontos de coleta.

Foto: Ketully Beltrame / Sul in Foco

O prefeito, Beto Kuerten Marcelino, conclamou a população a colaborar e separar o lixo seco do lixo úmido. “Foram dois anos de muito estudo e trabalho para que chegássemos, através da Funbama, nesta etapa. As lixeiras estão sendo disponibilizadas.

O interior terá sua coleta seletiva duas vezes por mês. “Estamos no fim da implantação das três lixeiras em dois pontos da cidade, lixeiras essas com tecnologia de ponta e armazenamento total de 3 mil litros em cada ponto, os investimentos foram feitos, agora precisamos depositar o lixo no lugar certo”, salientou.

Ele também falou da implantação do centro de triagem no município, de responsabilidade da empresa Racli, que vai gerar empregos e renda em Braço do Norte. Já Raul explicou que o lixo deverá ser acondicionado de forma simples: entre seco (reciclável) e úmido (não reciclável). “Os resíduos especiais como pilhas, baterias, lâmpadas fluorescentes e pneus não devem ser colocados no lixo, mas sim devolvidos onde foram comprados (logística reversa)”, explicou.

Beto aproveitou a oportunidade para homenagear o vereador Martinho Guilherme Oenning, falecido no ano passado, através de sua esposa Célia Sombrio Oenning, seus filhos e netos, e foi pioneiro no pensamento de coleta seletiva. “No ano passado, o seu Martinho me encontrou em frente a Prefeitura e me entregou um folder de 30 anos atrás, feito por ele, que falava de coleta seletiva. Hoje, representado por sua família, ele recebe a homenagem do município, por todo o trabalho de conscientização que realizou ao longo de sua vida”, encerrou.

Os mapas e itinerário da rota da coleta seletiva estão disponíveis no site da Funbama e Racli.

Colaboração: Suham Dellatorre / Comunicação Prefeitura de Braço do Norte

  • IMG_6175
  • IMG_6184
  • IMG_6171
  • IMG_6215
  • IMG_6211
  • IMG_6201
  • IMG_6197
  • IMG_6187
  • IMG_6181
  • IMG_6177
  • IMG_6169
  • coleta_seletiva_ (2)

Notícias Relacionadas

“Lutar contra o aquecimento global começa pela água tratada e pelo saneamento”, diz jornalista Sônia Bridi em palestra

Coleta Seletiva iniciou esta semana em Orleans e trará benefícios aos catadores de recicláveis

Três bairros foram escolhidos inicialmente para a implantação da coleta seletiva de lixo. Desde segunda-feira (23), a população deve separar o lixo orgânico do lixo reciclável. Confira as dicas para a separação dos materiais.

Programação da Semana Mundial do Meio Ambiente convida à reflexão, em Orleans

Evento Futuro Azul tem palestra da jornalista Sônia Bridi na Unisul de Tubarão