Geral

Braço do Norte segue aplicando protocolo e distribuição de medicamentos

A intenção é evitar que a doença passe do primeiro estágio para estágios mais avançados que exijam internação.

Divulgação

O Município de Braço do Norte segue aplicando normalmente o seu protocolo de manejo de pacientes sintomáticos e com síndrome gripal, com isso, continua à disposição da população braçonortense, que tenha o interesse de utilizar o tratamento precoce, as medicações hidroxicloroquina ou cloroquina, sulfato de zinco e vitamina D em sua farmácia da Secretaria de Municipal de Saúde, respeitando a prescrição do médico e a sua avaliação realizada individualmente em cada paciente.

Apenas a ivermectina, medicamento que colabora no tratamento de diversas infecções causadas por vermes e parasitas, passará por licitação para compra na próxima semana.

O protocolo foi elaborado pelo diretor técnico da Secretaria Municipal de Saúde, doutor João Eugenio Henrique Heidemann e Silva, com participação da médica infectologista Eletanea Esteves de Almeida, com base nos Protocolos AMIB, ABRAMEDE, AMB – 2020, orientações do Ministério da Saúde, da Sociedade Brasileira de Infectologia, do Hospital Naval Marcílio Dias e da Organização Mundial da Saúde (OMS). A intenção é evitar que a doença passe do primeiro estágio para estágios mais avançados que exijam internação.

Ainda segundo o protocolo de manejo, o primeiro da Amurel, a prescrição de qualquer medicação é de decisão e responsabilidade exclusiva do médico (Ato Médico). Principalmente as medicações que não existem consensos no seu uso para a Covid-19, a exemplo da hidroxicloroquina ou cloroquina, ivermectina, sulfato de zinco e vitamina D. Assim cabe ao médico, e ao paciente, a decisão de utilizar ou não.

De acordo com o prefeito de Braço do Norte, Beto Kuerten Marcelino, a intenção do Município é realizar o máximo de testagens e, tendo os resultados positivos, seja possível iniciar o tratamento precoce. “Disponibilizamos a medicação na fase inicial para tentar barrar o avanço dos sintomas e dar uma recuperação mais rápida aos pacientes”.

Braço do Norte conta com dois locais para atendimento de pacientes com suspeita de Covid-19. Além do Centro de Triagem, localizado no ESF São Francisco de Assis, também é possível receber atendimento no Hospital Santa Teresinha (HST), que reservou uma ala específica para o enfrentamento da doença e disponibiliza, através da Secretaria de Municipal Saúde, a medicação para pacientes de Braço do Norte.

Orientações também podem ser recebidas através do Alô Braço do Norte, nos telefones 3658-2646 ou 99937-1450.

Notícias Relacionadas

Coronavírus em SC: Batalhão de Operações Aéreas utiliza aeronave do Governo para transporte de medicamentos

O transporte ágil destes medicamentos foi possível por conta do trabalho em parceria entre o CBMSC, a Secretaria de Estado da Saúde e a Casa Civil, tendo em vista a utilização da Aeronave Carajá, do Governo do Estado.

Quimioterapia: jovem tubaronense consegue tratamento na Justiça

OMS vê primeiros resultados de testes com medicamentos para covid-19

Cerca de 5.500 pacientes em 39 países foram recrutados

Reciclando medicamentos: iniciativa é apresentada na Câmara de Vereadores de Cocal do Sul

Intenção é que moradores entreguem remédios que não utilizam mais. Projeto do Unibave foi apresentado, a convite dos vereadores, na tarde desta quarta (18).