Geral

Braço do Norte ainda calcula prejuízos deixados pela chuva de quarta-feira

Foto: Divulgação

A administração do município de Braço de Norte tem ainda 15 dias para decidir se vai decretar ou não estado de calamidade pública devido às fortes chuvas que atingiram a cidade no final da tarde desta quarta-feira. Segundo o coordenador municipal da Defesa Civil, Vítor Mazur, cabe à prefeitura definir pelo estado de calamidade.

O município ainda calcula os prejuízos deixados pelas chuvas intensas. O dia de hoje (25) foi de muito trabalho em Braço do Norte. Durante a noite, equipes ainda trabalhavam na drenagem da rua Jacomo Teixeira Tasso, no bairro Trevo – o último dos locais atingidos que ainda precisavam receber manutenção. Apenas após a conclusão da drenagem é que as quatro famílias que ficaram desabrigadas poderão retornar às suas casas.

De acordo com o Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden) choveu cerca de 70 milímetros na quarta-feira, a maior média do Estado. Houve pontos de alagamentos nos bairros Santa Augusta, Centro, São Francisco de Assis, Trevo, Floresta, Coloninha, Bela Vista, São Basílio e Lado da União, conforme o relatório da Defesa Civil e da secretaria de Planejamento Urbano e Desenvolvimento Econômico.

Uma ponte que liga o bairro Lado da União ao bairro São Cristóvão (Capitel) caiu na noite de quarta-feira, porém, a secretaria de Infraestrutura trabalhou o dia todo no local e já concluiu a recuperação. Também no Lado da União, na rua Expedicionário Luiz Coan, foi detectado um deslizamento de terra. No bairro São Januário uma casa corre risco de cair e foi interditada pela Defesa Civil. Os moradores foram retirados. Na entrada do Parque de Exposições Huberto Oenning, na Represa, um buraco se formou por causa do rompimento de tubulação. O local está em recuperação.

De acordo com o prefeito, Beto Kuerten Marcelino, o ponto mais crítico é na rua Jacomo Teixeira Tasso. “Estamos empenhando todos os esforços possíveis para encontrar o ponto de obstrução, que está em tubulações de terrenos particulares. Estamos contando com o apoio dos proprietários dos terrenos e correndo contra o tempo, já que quatro famílias estão desalojadas e estão temporariamente em casas de parentes”, comentou.

Ele acompanhou os trabalhos na tentativa de desobstruir a tubulação, durante a noite de quarta-feira, madrugada, manhã e tarde de ontem. O vice-prefeito, Ronaldo Fornazza, também acompanha os trabalhos. “Estamos em seis frentes diferentes, com o acompanhamento das secretarias de Infraestrutura, Planejamento Urbano, além da Funbama e Defesa Civil. Só vamos descansar quando estiver tudo resolvido”, disse o prefeito.

Prefeitura está em busca de financiamento, afirma prefeito

Uma reunião foi realizada na manhã de hoje (25) na secretaria de Infraestrutura. “Vários servidores que estavam em férias retornaram para auxiliar na limpeza e manutenção. Também estamos contando com o auxílio de empresas de terraplanagem da cidade”, afirmou o prefeito.

O plano de limpeza dos córregos, que já foi autorizado pelas entidades responsáveis, deve ser colocado em prática o mais rápido possível. “Não vamos aguardar que outro alagamento aconteça, vamos agir. Não vai faltar disposição e unidade de nossa equipe nesse momento para reestruturar os locais atingidos”, comentou.

Segundo ele, a administração municipal está em busca de um financiamento para Braço do Norte, que será aplicado em drenagens e pavimentações. “Também está sendo desenvolvido um estudo por parte da Funbama em que teremos a real análise dos principais pontos de alagamento do nosso município, um problema que atinge Braço do Norte há décadas”, explicou Beto.

Doações podem ser entregues na prefeitura 

Quem estiver interessado em auxiliar as pessoas que foram atingidas pelas chuvas, doando roupas ou objetos, pode procurar a recepção da prefeitura de Braço do Norte.

Com informações site Notisul

Notícias Relacionadas

Governo Municipal divulga calendário para cadastramento relativo ao saque do FGTS dos atingidos pelas chuvas de maio

O atendimento será realizado a partir da próxima terça-feira (22), seguindo até sábado (26), no Centro de Múltiplo Uso, na rua Humberto Salvan, no bairro Esperança.

Alagamentos e enchentes exigem ações para prevenção de doenças

Alerta para a possibilidade de temporais nas próximas horas no Sul

Não está descartada a possibilidade de granizo, chuva intensa e rajadas de vento de até 70km/h em algumas cidades, em especial próximo à Serra Geral.

Enxurrada afeta três comunidades no interior de Orleans

Pontes e tubulações foram danificadas pela enxurrada registrada durante o sábado (13). Recuperação iniciou nesta segunda (15).