Geral

Braço do Norte é contemplado com o projeto pioneiro no Brasil

Foto: Divulgação

O município de Braço do Norte foi contemplado com o Projeto Gides – Jica: Projeto de Fortalecimento da Estratégia Nacional de Gestão Integrada de Riscos em Desastres Naturais. O Plano tem por objetivo reduzir os riscos de desastres geológicos através de medidas preventivas não estruturais.

O prefeito, Beto Kuerten Marcelino, o presidente da Funbama, Raul Coan, o secretário de Planejamento Urbano e Desenvolvimento Econômico, Vânio Oliveira, e o responsável pela Defesa Civil de Braço do Norte, Vítor Mazur, estiveram na sede da Defesa Civil do Estado, em Florianópolis, nesta segunda-feira, 15, para conhecer a aplicação do projeto.

Beto comemorou o fato de Braço do Norte ter sido contemplada juntamente com o município de Santo Amaro da Imperatriz. “Este projeto é um acordo de Cooperação Técnica Internacional (CTI) entre os governos do Brasil e do Japão, e já foi realizado nas cidades de Blumenau, aqui em Santa Catarina, e Nova Friburgo, no Rio de Janeiro. Fomos contemplados para que seja feita a gestão integrada de riscos de desastres, o que nos trará uma maior segurança, pois com os estudos realizados poderemos prevenir que desastres naturais assolem nosso município”, comentou.

 Como funciona o projeto Gides

Iniciado em julho de 2013, o Projeto Gides é executado pelo Ministério das Cidades, pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação – Cemaden, pelo Ministério da Integração – Cenad e pelo Serviço Geológico Brasileiro – CPRM, contando com a cooperação de especialistas japoneses do Ministério da Terra, Transporte, Infraestrutura e Turismo – MLIT, da Agência de Meteorologia do Japão e de outros órgãos de expertise na área, através da Agência de Cooperação Internacional do Japão – JICA. A cooperação estrutura-se em ações técnicas periódicas (reuniões, workshops, treinamentos internacionais etc.) para aprofundar o entendimento sobre gestão integrada de risco.

Destacam-se como importante avanço o fortalecimento da coordenação horizontal entre os órgãos federais executores da cooperação e a articulação vertical com os governos municipais e estaduais no desenvolvimento de abordagens integradas de políticas de gestão de riscos.

Colaboração: Suham Dellatorre/ Prefeitura de Braço do Norte

Notícias Relacionadas

Histórico: Criciúma goleia o Vasco por 4 a 0, em São Januário

Homem e três mulheres são presos em Sombrio com mercadorias furtadas no comércio de Criciúma

No veículo foram encontrados dois faqueiros que foram furtados na loja, além de várias peças de roupas, calçados, porteiro eletrônico, fechaduras eletrônicas, e outros itens

Carbonífera Catarinense forma líderes por meio do projeto LiderAÇÃO

O investimento constante em capacitação reflete o compromisso da empresa com o crescimento profissional e pessoal de seus colaboradores.

SC atinge marca de 80% de esclarecimento de homicídios e se aproxima de índice europeu

Número de prisões em flagrante também aumentou em 2024, em comparação com o ano anterior