Economia

Brametal inaugura estação de testes nos Estados Unidos

Foto: Divulgação/Rádio Som Maior News

Foto: Divulgação/Rádio Som Maior News

A Brametal inaugurou nesta quinta-feira sua primeira estação de testes de torres de transmissão em Alvarado, nos Estados Unidos, que é parte da joint venture com a Sabre Industries. O projeto iniciado em maio de 2012 recebeu investimentos da ordem de U$D 4,5 milhões, e quer aproveitar a retomada do mercado norte-americano em ulta-alta tensão.

O lançamento da estação contou com 100 convidados, e mostrou o otimismo das empresas com a parceria, que já aponta para bons resultados. Até o primeiro trimeste de 2014, cinco testes já foram fechados, dando uma perspectiva de realização de 25 para o próximo ano, sendo que a capacidade da estação é de cerca de 35 testes por ano.

Empresário Criciumense Ricardo Minatto Brandão dá um grande passo rumo ao mercado Americano com a inauguração

“Os números de consultas para a estação são supreendentes, e nos fazem acreditar que realmente teremos o retorno esperado˜, comemorou o presidente do conselho da empresa brasileira, Ricardo Minatto Brandão. As projeções da companhia indicam um retorno inicial no Ebitda anual de US$1,1 milhão, podendo chegar a US$1,5 milhão em 2016.

Conforme a Rádio Som Maior News, a instalação é a terceira da empresa, sendo uma em Criciúma (SC) e a outra na matriz em Linhares (ES). O projeto em Alvarado, totalmente computadorizado, leva como base o usado no Brasil, com a diferença de um aumento na aplicação de carca de 70%, dadas das condições climáticas mais severas da região. A estação comporta torres de até 70 metros, com abertura de pés de até 26 metros, e cargas na fundação de até 500 toneladas.

Sobre as perspectivas americanas, Peter J. Sandore, presidente e CEO da Sabre Industrie, explicou que com a meta nacional para aumento da geração de energia a partir de fontes renováveis, serão necessárias novas linhas de transmissão.

“E para essas novas estruturas, há a necessidade de testes adicionais à rede. Por isso, a Sabre entendeu que este era o momento ideal para iniciar uma joint venture com a Brametal e trazer essa estrutura de testes em grande escala para Estados Unidos", declarou Sandore.

Primeiro passo

Com o primeiro projeto lançado fora do Brasil, a Brametal aguarda os resultados do mercado e o reconhecimento, para pensar em expandir seus negócios na região, dando a possibilidade para uma planta fabril em 2015.

“Nosso projeto principal é ter uma unidade fabril nos Estados Unidos, mas como nossa empresa é muito conservadora, a gente dá um passo de cada vez. A operação da estação de testes irá certificar o potencial do mercado – que indica uma grande demanda entre 2015 e 2017 – para tomarmos a decisão sobre ter uma planta”, conclui Brandão.

A estação é considerada pela Brametal um projeto de pequeno porte, mas importante para vencer barreiras culturais e de relacionamento entre os paíeses, permitindo uma adaptação e amadurecimento para o início de projetos mais importantes, como o de um fábrica.