Geral

Brasil abre 328.507 postos de trabalho com carteira assinada em fevereiro

Segundo resultado positivo consecutivo do mercado formal ocorre após 2.013.143 contratações e 1.684.636 demissões, aponta Caged

Divulgação

O Brasil gerou 328.507 postos de trabalho com carteira assinada em fevereiro, apontam dados do Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados) divulgados nesta terça-feira, 29, pelo Ministério do Trabalho.

O segundo resultado positivo consecutivo do mercado formal é fruto de 2.013.143 admissões e 1.684.636 desligamentos efetivados ao longo dos 28 dias do mês passado.

Com o saldo positivo de contratações, o Brasil agora soma 41.157.217 vínculos celetistas ativos, valor 6,69% superior ao apurado em fevereiro do ano passado (38.574.720) e 0,8% superior ao número apresentado em janeiro (40.828.710).

No acumulado dos dois primeiros meses de 2022, o Brasil tem saldo positivo de 478.862 admissões a mais do que demissões. O resultado ocorre após 3.818.888 contratações e 3.340.026 desligamentos formais realizados no primeiro bimestre.

Apesar dos dados positivos, os números apresentados pelo Novo Caged têm se mostrado defasados após as atualizações realizadas pelos empregadores no sistema. Em 2020, as revisões mostram que foram cortados mais de 190 mil postos de trabalho com carteira assinada, ante 142.690 contratações anunciadas inicialmente.

Setores

Em fevereiro, os dados apontam para saldo positivo no nível de contratações em todos os cinco setores econômicos, com destaque para os serviços, que abriram 215.421 postos formais, o equivalente a quase dois terços de todas contratações (65,58%).

O saldo positivo do segmento foi distribuído principalmente nas atividades que envolvem administração pública, defesa e seguridade social, educação, saúde humana e serviços sociais (101.611), responsável por quase metade das contratações efetivadas no ramo.

Em menor escala, também contrataram mais do que demitiram ao longo do mês a indústria geral (43 mil cargos), a construção (39.453 vagas), a agropecuária (17.415) e o comércio (13.219).

Com informações do R7

Notícias Relacionadas

De imigrante italiana a primeira santa Brasileira: A trajetória de Santa Paulina

Veio para o Brasil como imigrante juntamente com sua família, com apenas 9 anos de idade, estabelecendo-se na cidade catarinense de Nova Trento.

Conferindo novidades do setor, agricultura de Morro da Fumaça participa da Feagro, em Braço do Norte

Gestores municipais e produtores rurais do município participaram da Feira e Exposição Agropecuária do Vale de Braço do Norte e região

Trabalho e descanso: A implantação da jornada de 8 horas

Hoje, vamos abordar um tema muito importante na vida dos trabalhadores: a chamada “jornada de 8 horas”. Confira!

Dom Leonardo Steiner será homenageado com placa no mural “Filhos Ilustres de Forquilhinha”

Solenidade será realizada no dia 18 de julho, às 18h, na Câmara de Vereadores, e contará com a presença do arcebispo de Manaus e primeiro cardeal da Amazônia