Geral

Brasil atinge 2 milhões de casos de Covid-19

Nove estados e mais o DF tiveram alta de mortes, segundo o consórcio de veículos de imprensa. A média móvel de mortes nesta quinta (16) é de 1.081..

Divulgação

O número de casos na pandemia do novo coronavírus no Brasil passou de 2 milhões. Para entender como esses 2 milhões de casos se espalharam pelo Brasil, o Jornal Nacional preparou um mapa que mostra a evolução da Covid nesses mais de quatro meses, desde o dia 26 de fevereiro, quando o Brasil registrou o primeiro caso, em São Paulo.

A partir dessa data, a doença cresceu nos grandes centros, com mais força em São Paulo, Rio de Janeiro, algumas cidades do Nordeste, Manaus e Distrito Federal. Foram 124 dias até o Brasil chegar ao primeiro milhão de casos confirmados, no dia 19 de junho.

A partir de então, o novo coronavírus continuou a se espalhar, mas num ritmo muito mais rápido, com mais força no interior do Brasil, com destaques nas regiões Sul e Centro-Oeste.

E bastaram apenas 27 dias para somarmos mais um milhão de casos. O número dobrou em menos de um mês.

Em relação à média móvel de casos, nos últimos sete dias foram 36.519 novos casos por dia.

Já a média móvel de mortes no país foi de 1.081 nos últimos sete dias. Houve uma variação de 6% em relação aos óbitos registrados há 14 dias.

E desde quinta-feira da semana passada, quando o Jornal Nacional passou a mostrar a média móvel das mortes por Covid-19, esse número vem aumentando.

Segundo o último levantamento do consórcio de veículos de imprensa, o número de novas mortes está subindo nos seguintes estados: Paraná, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Minas Gerais, Goiás, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Rondônia e Tocantins, além do Distrito Federal.

Paraná (96%) e Distrito Federal (+94%) são os lugares com as maiores altas. Goiás entrou na lista dos estados com crescimento de mortes. Acre, São Paulo e Piauí deixaram esse grupo.

Os estados onde o número de mortes ficou estável são: São Paulo, Pará, Alagoas, Bahia, Ceará, Maranhão, Paraíba, Pernambuco, Piauí e Sergipe.

São Paulo aparecia na quarta-feira (15) com número de mortes em alta e nesta quinta (16) voltou à lista de estabilidade, mas com números altos: há 50 dias, tem média acima de 200 mortes por dia.

Pará e Piauí também entraram no grupo dos estados com número de mortes em estabilidade. Saíram Goiás e Rio de Janeiro.

Os estados que registram queda no número de mortes são: Espírito Santo, Rio de Janeiro, Acre, Amazonas, Amapá, Roraima e Rio Grande do Norte.

Roraima (-75%) e Rio Grande do Norte (-45%) registram as quedas mais acentuadas.

O Rio, que na quarta (15) aparecia como estável, está nesta quinta no grupo dos estados com mortes em queda. Aliás, a média diária de mortes no Rio é a menor desde o dia 11 de maio.

O Acre também entrou no grupo dos estados com número de mortes em queda.

Com informações do site G1

Notícias Relacionadas

Amurel recomenda que municípios adotem nova quarentena por causa da Covid-19

Associação dos Municípios da Região de Laguna (Amurel) contempla 18 prefeituras. A situação da região é considerada gravíssima pelo governo de Santa Catarina em relação à doença.

Cidasc emite comunicado sobre proibição de fabricação, comércio, prescrição e uso do herbicida Paraquat no Brasil

A reavaliação toxicológica do paraquat foi determinada em 2008 pela Anvisa e finalizada em 2017

STF autoriza SC a utilizar recursos do pagamento da dívida com a União no enfrentamento da Covid-19

O pedido foi protocolado pela Procuradoria-Geral do Estado de Santa Catarina (PGE) para garantir que a União deixe de aplicar qualquer tipo de penalidade ao estado em razão da suspensão dos pagamentos.

Clínicas e laboratórios particulares de Braço do Norte terão que informar a Prefeitura sobre exames para Covid-19 realizados

O Decreto 026/2020, assinado pelo prefeito, Beto Kuerten Marcelino, na noite deste domingo (12), visa garantir a transparência sobre os dados da doença no Município.