Esporte

Brasil goleia Camarões e garante primeira posição no Grupo A

Foto: Jefferson Bernardes/VIPCOMM/Engeplus

Foto: Jefferson Bernardes/VIPCOMM/Engeplus

O Brasil está nas oitavas de final da Copa do Mundo. Em partida disputada no final da tarde desta segunda-feira, no estádio Mané Garrincha, em Brasília (DF), a Seleção Brasileira goleou Camarões, por 4 a 1, e garantiu a primeira colocação do Grupo A.

Conforme reportagem do site Engeplus, o Brasil começou a partida exercendo uma marcação sob pressão e por muito pouco não abriu o placar logo aos dois minutos. Daniel Alves fez boa jogada pela ponta direita e tocou para Paulinho, mas o volante foi travado no momento do chute. No rebote, Fred rolou para Luiz Gustavo, mas o chute desviou na zaga e saiu pela linha de fundo. O lance animou a torcida brasileira, que pôde soltar o grito de gol pouco tempo depois. Aos 16, a Seleção de Camarões vacilou na saída de jogo, Luiz Gustavo roubou a bola na intermediária, avançou pela esquerda, e cruzou rasteiro para Neymar completar para o fundo do gol.  

Após abrir o placar o Brasil diminuiu o ritmo e acabou levando o gol de empate do time africano. Aos 25, Nyom subiu pela esquerda, se livrou de Daniel Alves e mandou para o meio da área, onde Matipapareceu livre para igualar o marcador. Aos 34 minutos, quando a torcida verde e amarela começava a ficar apreensiva, Marcelo lançou para Neymar, o atacante passou pela marcação e bateu firme para colocar o Brasil novamente na frente do placar. Antes do apito final da primeira etapa, o Brasil ainda teve a chance de ampliar o resultado. Após boa jogada do ataque brasileiro, Hulk recebeu a bola de frente para o gol, mas se atrapalhou na finalização e acabou chutando em cima da defesa.

No segundo tempo o Brasil voltou ao gramado disposto a definir a partida e partiu para cima do adversário. Com a pressão exercida, o time comandado por Luiz Felipe Scolari não demorou a chegar ao terceiro gol. Fernandinho, que havia entrado no intervalo, lançou David Luiz na ponta esquerda. O zagueiro cruzou no meio da área e Fred cabeceou para o fundo do gol.

Depois do gol, a Seleção Brasileira passou a valorizar a posse de bola e administrar o resultado da partida. Sem levar grande perigo ao gol de Julio Cesar durante a etapa final, o time africano marcou nova bobeira na saída de bola e acabou permitindo o quarto gol brasileiro, anotado por Fernandinho, aos 38 minutos.

Com a goleada de 4 a 1 sobre Camarões, o Brasil garantiu o primeiro lugar do Grupo A e agora enfrenta o Chile no próximo sábado, às 13 horas, no estádio Mineirão, em Belo Horizonte (MG). No outro jogo do Grupo A, o México fez 3 a 1 na Croácia e terminou na segunda posição. O adversário dos mexicanos será a Holanda, no próximo domingo, às 13 horas.

Ficha técnica: Brasil 4 x 1 Camarões

Local: Estádio Mané Garrincha, em Brasília (DF)
Arbitragem: Jonas Eriksson (Suécia), auxiliado por Mathias Klasenius (Suécia) e Daniel Warnmark (Suécia)
Cartões amarelos: Enoh e Mbia (Camarões)
Gols: Neymar aos 16` e aos 34` do 1 ºT, Fred, aos 4` e Fernandinho, aos 38` do 2ºT (Brasil); Matip, aos 24` do 1ºT (Camarões)

Brasil
Julio Cesar; Daniel Alves, Thiago Silva, David Luiz e Marcelo; Luiz Gustavo, Paulinho (Fernandinho) e Oscar; Neymar (Willian), Fred e Hulk (Ramires)
Técnico: Luiz Felipe Scolari

Camarões
Itandje; Nyom, Matip, Nkoulou, Bédimo; Enoh, Nguémo e Mbia; Choupo-Moting, Moukandjo (Salli) e Aboubakar (Webo)
Técnico: Volker Finke