
Foto: Agência Brasil ABr
A Estação Antártica Comandante Ferraz, em operação desde 6 de fevereiro de 1984, é uma base brasileira estabelecida na Antártida, mais precisamente na Ilha do Rei George, na Baía do Almirantado. Foi nomeada em homenagem ao oceanógrafo brasileiro Luís Antônio de Carvalho Ferraz, que visitou o continente duas vezes e foi uma das pessoas que mais influenciaram a criação do Programa Antártico Brasileiro (PROANTAR).
A base recebe constantemente muitos pesquisadores de diversas áreas, como oceanografia, glaciologia e meteorologia. Atualmente, ocupa uma área de 4 mil metros quadrados e tem capacidade para abrigar 64 pessoas, sendo composta por alojamentos, laboratórios, depósitos, oficinas, bibliotecas, salas de lazer, heliponto, auditório, enfermaria, sala de comunicação, ginásio, cozinha e refeitório.
Em 25 de fevereiro de 2012, aconteceu um incêndio inesperado na base, decorrente de uma explosão de causas indefinidas em uma instalação onde ficam os geradores de energia. No momento, 60 pessoas estavam presentes na base e, infelizmente, o fogo tirou a vida de duas pessoas, um suboficial e um primeiro-sargento. Durante todo aquele dia, 12 militares permaneceram combatendo as chamas, mas ao final do dia, a Marinha ordenou a retirada dos mesmos do local devido às condições climáticas da Antártida. Posteriormente, foram feitos cálculos para avaliar os danos e estimaram uma perda de 70% da base.
A reconstrução da base não foi um processo rápido, levando mais de oito anos para ser concluída. Alguns dias após o incêndio, a Marinha deu início a um processo licitatório para empresas nacionais que desejassem reconstruir a base, mas muito tempo se passou e nenhuma mostrou interesse no projeto. Novamente, em julho de 2014, a Marinha lançou outro processo de licitação, desta vez permitindo a participação de empresas internacionais. Três empresas demonstraram interesse, e a vencedora da licitação foi a Corporação Chinesa de Importações e Exportações Eletrônicas (CEIEC). O custo avaliado foi de 99,7 milhões de dólares e, devido a atrasos, a obra foi entregue somente em 2020, sendo inaugurada em 15 de janeiro daquele ano.
A Estação Antártica Comandante Ferraz continua a desempenhar um papel vital no avanço da ciência antártica, contribuindo para a compreensão das mudanças climáticas, ecossistemas marinhos e fenômenos atmosféricos. Sua existência simboliza a dedicação do Brasil em liderar e apoiar pesquisas que beneficiem toda a humanidade.
Fonte consultada:
WIKIPÉDIA. Estação Antártica Comandante Ferraz. Disponível em https://pt.wikipedia.org/wiki/Estação_Antártica_Comandante_Ferraz Acesso em 25 fev. 2025