Saúde

Brasil registra primeiro caso da variante indiana da Covid-19

Variante B.1.617 foi encontrada no teste de um paciente de 54 anos

Divulgação

O governo do Maranhão confirmou, nesta quinta-feira (20), o primeiro caso de Covid-19 provocada pela variante indiana do novo coronavírus no estado e o primeiro do país.

De acordo com o secretário da Saúde do estado, Carlos Lula, a variante B.1.617 foi encontrada no teste de um paciente de 54 anos que estava à bordo do navio MV Shandong Zhi.

No domingo (16), o governo do estado informou que havia sido notificado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) sobre a hospitalização do paciente com diagnóstico positivo para a Covid-19.

A variante do coronavírus detectada em outubro na Índia, a B.1.617, já foi confirmada em 44 países – 27 novos desde 28 de abril -, de acordo com relatório da Organização Mundial da Saúde (OMS) publicado na terça-feira (11).

O documento também apontou que “as sub-linhagens da B.1.617, como a B.1.617.1 e B.1.617.2, “parecem ter taxas maiores de transmissão”, com aumento rápido da prevalência já observado em vários países. As evidências científicas são classificadas como “moderadas” e precisam de mais estudos para confirmação definitiva.

A segunda onda do novo coronavírus atingiu a Índia com força e atraiu a atenção de autoridades e cientistas. O país tem registrado recorde de mortes nas últimas semanas, inclusive ultrapassando o Brasil. 

Com informações do NSCTotal

Notícias Relacionadas

Governo de Criciúma lança programa Educação Empreendedora nas escolas

Projeto foi apresentado nesta quarta-feira no Teatro Elias Angeloni

Librelato é finalista no Prêmio AutoData 2021

A Librelato chega pela sexta vez como finalista ao Prêmio Autodata por suas inovações no setor de implementos.

Governador garante investimento de R$ 12 milhões para asfaltamento de rodovia em Jaguaruna

A estrada tem quase 8 km e faz a conexão com as comunidades de Jabuticabeira e Congonhas, além de garantir um acesso secundário a Tubarão.

Covid: Fila por UTI em SC é a menor desde o início de junho

Segundo o último boletim, entre os 27 pedidos, a maior parte está na região Sul (12).