Saúde

Brasil registra primeiro caso da variante indiana da Covid-19

Variante B.1.617 foi encontrada no teste de um paciente de 54 anos

Divulgação

O governo do Maranhão confirmou, nesta quinta-feira (20), o primeiro caso de Covid-19 provocada pela variante indiana do novo coronavírus no estado e o primeiro do país.

De acordo com o secretário da Saúde do estado, Carlos Lula, a variante B.1.617 foi encontrada no teste de um paciente de 54 anos que estava à bordo do navio MV Shandong Zhi.

No domingo (16), o governo do estado informou que havia sido notificado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) sobre a hospitalização do paciente com diagnóstico positivo para a Covid-19.

A variante do coronavírus detectada em outubro na Índia, a B.1.617, já foi confirmada em 44 países – 27 novos desde 28 de abril -, de acordo com relatório da Organização Mundial da Saúde (OMS) publicado na terça-feira (11).

O documento também apontou que “as sub-linhagens da B.1.617, como a B.1.617.1 e B.1.617.2, “parecem ter taxas maiores de transmissão”, com aumento rápido da prevalência já observado em vários países. As evidências científicas são classificadas como “moderadas” e precisam de mais estudos para confirmação definitiva.

A segunda onda do novo coronavírus atingiu a Índia com força e atraiu a atenção de autoridades e cientistas. O país tem registrado recorde de mortes nas últimas semanas, inclusive ultrapassando o Brasil. 

Com informações do NSCTotal

Notícias Relacionadas

Mega-Sena deve pagar neste sábado R$ 26,5 milhões

Apostas podem ser feitas até as 19h.

Mais áreas de SC caem para nível moderado da Covid-19 no mapa de risco: veja por região

No novo mapa de risco, divulgado pelo governo estadual neste sábado (23), são quatro regiões no nível menos alarmante da pandemia.

Cocal do Sul: saída de pista com capotamento em ribanceira é registrada

No carro havia um condutor de 24 anos, que não se feriu.

Tentativa de homicídio: após briga, homem é esfaqueado em Lauro Müller

A vítima teve que ser levada para o hospital pois levou cerca de 7 facadas.