Geral

BRDE e Satc firmam parceria para apoiar inovação nas empresas catarinenses

A SATC dará apoio na divulgação junto às empresas, parceiros regionais e em programas e núcleos de tecnologia e inovação desenvolvidos pela associação

Foto: SATC

Os empreendedores catarinenses interessados em ampliar a inovação e o desenvolvimento tecnológico dentro de sua área de atuação ganham um apoio importante a partir deste ano. Nesta terça-feira (20), em Criciúma/SC, o Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE) e a Associação Beneficente da Indústria Carbonífera de Santa Catarina (SATC) assinaram o Termo de Cooperação Técnico com o objetivo de contribuir para elevação dos níveis de competitividade e produtividade dos negócios em Santa Catarina.

A parceria inclui o trabalho de análise técnica especializada para verificar a viabilidade e a aderência das operações nos programas de financiamento do banco, orientação e divulgação das linhas de crédito disponíveis para o financiamento a inovação das empresas inovadoras, além de consultoria técnica e especializada para levar soluções inovadoras às empresas e empreendedores de qualquer área do mercado.

“Este acordo vem para atender uma necessidade que visa a aproximar as empresas das oportunidades e soluções em crédito oferecidas pelo BRDE, assim como a capacidade da SATC em identificar esses empreendedores que desejam tirar do papel os projetos de inovação”, destaca o presidente do BRDE, João Paulo Kleinübing.

Entre as atribuições do BRDE estão incluídas: proporcionar às empresas indicadas pela SATC, o necessário treinamento sobre a metodologia e sistemática de análise de projetos e crédito utilizada pelo BRDE; examinar os documentos e dados apresentados sobre a viabilidade para obtenção de crédito do projeto; formalizar e administrar as operações de crédito aprovadas no âmbito e na forma prescrita do Acordo de Cooperação Técnica; realizar a aprovação, contratação, fiscalização, o acompanhamento e a efetiva comprovação da utilização dos recursos dos projetos, entre outros.

A SATC dará apoio na divulgação junto às empresas, parceiros regionais e em programas e núcleos de tecnologia e inovação desenvolvidos pela associação, assim como a orientação e seleção dos interessados nos recursos repassados pelo BRDE, por meio do programa Mais Inovação.

“Faremos um trabalho de análise dos empreendedores, embasado em informações específicas sobre o mérito tecnológico e de inovação do interessado no crédito, bem como a viabilidade econômico-financeira dos projetos apresentados”, explica o Reitor do UniSatc, Carlos Ferreira.

Durante o evento de assinatura do acordo, foi firmado o primeiro contrato com uma das empresas que serão atendidas por meio da parceria entre BRDE e SATC. A indústria de alimentos Calemba, de Santo Amaro da Imperatriz, receberá apoio no desenvolvimento de projetos para inovação nos processos da empresa.

O prazo de vigência do Acordo de Cooperação Técnica entre as instituições é de cinco anos. As empresas interessadas no apoio devem procurar a SATC por meio dos contatos: telefone/whatsapp: (48) 3431 7677; cobusiness@satc.edu.br ou para consultorias e projetos no email: ped@satc.edu.br

O evento contou com a presença do gerente de Planejamento, Olavo Gavioli, e o Analista de Projetos Engenharia, Jean Farley de Abreu, o assessor Guilherme Colombo, além de representantes da SATC e empreendedores da região Sul Catarinense.

Mais Inovação

O programa do BRDE oferece apoio aos projetos de inovação apresentados por empresas; fortalecimento das parcerias e atuação de forma articulada e conjunta com entes públicos e privados responsáveis pela promoção do desenvolvimento científico, tecnológico e educacional da região sul. Entre os ítens financiáveis estão: desenvolvimento de novos produtos, processos ou serviços, bem como o aprimoramento dos já existentes; investimentos fixos na modernização das instalações de empresa inovadora; aquisição, no mercado interno, de softwares e serviços correlatos desenvolvidos no Brasil; gastos com matéria-prima e materiais de consumo, gastos com equipe e treinamentos, serviços de consultoria entre outros. A linha de financiamento está disponível por meio do site do banco www.brde.com.br .

SATC

Instituição filantrópica, criada para ser o braço assistencial da Indústria Carbonífera do sul de Santa Catarina, se tornou referência na formação técnica de profissionais, e também na formação de cidadãos comprometidos com a sociedade. A instituição atua da Educação Infantil até a Pós-graduação, também atua na área da pesquisa científica e serviços laboratoriais, trazendo novas perspectivas de desenvolvimento sustentável com o Centro Tecnológico Satc.

Notícias Relacionadas

BR-101: trecho do Morro dos Cavalos em Palhoça é parcialmente liberado nesta terça-feira

As informações foram confirmadas pela Arteris; a região do Morro dos Cavalos foi bloqueada após o desabamento de terra que ocorreu no sábado

Criciúma deve jogar no 4-5-1 contra o Galo mineiro

Prefeito, vereadores e um servidor de Urussanga são presos por suposta compra de apoio político

Prisão é contra Luis Gustavo Cancellier (PP), Elson Roberto Ramos (Republicanos), Thiago Mutini (PP) e mais um servidor comissionado

Vereadores de Orleans aprovam implantação do Programa Municipal de Equoterapia

Projeto de Lei foi aprovado por unanimidade durante a sessão ordinária desta segunda-feira, dia 15.