Geral

Brinquedos perdem espaço para os eletrônicos no Dia das Crianças

Através de feiras e pesquisas, data é referenciada como uma das principais do ano. Mudança comportamental dos pequenos e dos pais é percebida através da venda de presentes

Além de fazerem referência a fatos importantes, as datas comemorativas têm a clara intenção de movimentar a economia do comércio local. Passados a Páscoa, o Dia das Mães e se aproximando o Dia dos Pais, a próxima marcação importante do calendário é o Dia das Crianças, em 12 de outubro. Pensando nisso, os comerciantes já se preparam antecipadamente, procurando as tendências e produtos que devem ter maior saída entre os clientes.

Entre os dias 13 e 15 de julho, por exemplo, a compradora da linha de bazar e brinquedos dos Supermercados Manentti, Simone Manente Santana, participou da segunda edição da Multiexpo, feira de brinquedos, presentes, importados e outros itens, em Blumenau. A intenção era de analisar as mudanças no mercado voltadas ao público infantil. “Trabalho há oito anos nesta área e a transformação foi nítida. Os brinquedos, hoje, são direcionados apenas às crianças entre zero e cinco anos. Depois disso, elas já começam a ter vontades próprias, preferindo os eletrônicos. Hoje é disponibilizado até mesmo mordedor para bebês em formato de celular”, informa.

De acordo com Simone, as bolas, carrinhos e bonecas estão perdendo espaço, especialmente em datas comemorativas, quando os pais investem em presentes de maior valor agregado. “Antes, as crianças faziam amigos na rua, jogando futebol, brincando de casinha. Hoje não, elas se conhecem pela Internet. Tudo muda muito rápido, as crianças já nascem antenadas num mundo interligado”, completa a gerente de marketing do Manentti, Márcia Ugioni.

A Multiexpo foi a última feira que Simone participou. Agora, ela se prepara a próxima, no mês de agosto, sobre material escolar. “É um ritmo constante, devemos estar sempre atualizados e por dentro do que está acontecendo. Temos uma data comemorativa atrás da outra, são feiras de utilidades domésticas, Natal, Páscoa, brinquedos, uma infinidade de itens necessários ao dia-a-dia dos nossos clientes”, informa.

Samira Pereira/Ápice Comunicação