Economia

Budny inaugura novo parque fabril exclusivo para a produção de tratores agrícolas

A nova fabrica será instalada em uma área de 30 mil metros quadrados, sendo 5 mil metros de área construída

A empresa catarinense Budny, fabricante de tratores e implementos agrícolas, inaugura nesta sexta-feira (30) uma nova unidade, na cidade de Içara, no Sul de Santa Catarina. A nova fabrica será instalada em uma área de 30 mil metros quadrados, sendo 5 mil metros de área construída. O investimento na nova unidade é de R$ 30 milhões, sendo que outros R$ 20 milhões já foram investidos desde o início da fabricação de tratores no parque fabril atual de 20 mil metros de área construída.

O diretor Carlos Budny explica que o novo parque fabril irá expandir a produção da empresa. “Hoje, produzimos 240 unidades ao ano e com a nova fábrica teremos um aumento imediato da produção de um trator dia para cinco tratores/dia, o que irá equivaler a 760 unidades”, comemora, sendo nosso objetivo de ainda em 2013 chegar a produzir 10 tratores dia.

Para o ano de 2013, a Budny também planeja aumentar o percentual de componentes nacionais na fabricação dos tratores. “Hoje o índice de nacionalização é importante para a sustentabilidade. Em nossa linha de montagem utilizamos  75% provenientes do mercado nacional, sendo que  na  própria Budny são produzidos a maioria dos componentes do trator e o restante do mercado externo. A meta é ultrapassar 90% de componentes nacionais, considerando a parceria feita com a motores MWM (São Paulo), fornecedora tradicional do mercado agrícola e rodoviário, iniciada ainda este ano”, afirma o diretor.

A empresa tem com foco principal atender à grande demanda da agricultura familiar. O diretor comenta que, agregando o trator à linha de produtos, vai aumentar as divisas e proporcionar uma alavancagem dos negócios no Brasil e no mercado externo. “Agricultura familiar hoje tem maior índice de clientes compradores, é importante para a agricultura nacional pela sua diversificação. Hoje, 70% dos alimentos consumidos no Brasil provêm da agricultura familiar.”

Exportação

Já no setor de exportação, segundo Budny, a empresa já negociou com o Mercosul e agora se prepara para exportar a África. “Os contatos com Angola foram feito em janeiro deste ano, a previsão é de fecharmos parcerias que irão gerar grandes negócios e divisas para a região.”

A empresa

A Budny atende o mercado agrícola há mais de 22 anos, com tecnologia e estrutura fabril própria, conta com departamentos de fundição, usinagem, metalurgia e eletronica. É uma empresa extremamente verticalizada e dinâmica. A companhia emprega aproximadamente 450 pessoas e além de fabricar tratores, a empresa também fabrica plantadeiras, pulverizadores, grade niveladora, semeadeiras, carretas agrícolas e hidraúlicas, arados, entre outros equipamentos agricolas. Com a inauguração do novo parque fabril, de imediato contrataremos 100 novos profissionais para atender nossa demanda.

Cris Freitas/Alfa Comunicação