Geral

Butantan conclui última fase de testes da CoronaVac e resultado será enviado à Anvisa

Na terceira etapa, 13 mil voluntários receberam doses da vacina produzida pelo laboratório chinês Sinovac

Divulgação

O Instituto Butantan anunciou na segunda-feira (21) que foi concluída a terceira e última fase de testes clínicos da vacina CoronaVac e vai pedir a aprovação da Anvisa para o uso emergencial. Nesta etapa final, o imunizante desenvolvido em parceria com o laboratório chinês Sinovac Biotech foi testado em 13 mil voluntários brasileiros.

Os resultados ainda não foram publicados pelo Butantan, mas a previsão é de que sejam divulgados nesta quarta-feira (23). Um estudo preliminar da fase 3 seria divulgado na terça-feira (15), mas o governo de São Paulo decidiu esperar para apresentar o ensaio completo e pedir o registro definitivo do imunizante na Anvisa.

 “Após excelência dos resultados nas fases 1 e 2, a fase 3 de testes da Vacina do Butantan, a Coronavac, foi finalizada e os resultados serão encaminhados para a Anvisa [Agência Nacional de Vigilância Sanitária]. Em breve, a primeira vacina brasileira contra o Covid-19 estará pronta para salvar vidas!”, afirmou o Instituto pelas redes sociais. 

Ainda na segunda (21), a Anvisa concedeu a certificação de boas práticas de fabricação para o laboratório Sinovac. O reconhecimento foi publicado no Diário Oficial da União, depois que técnicos da Anvisa e do Instituto Butantan visitaram as instalações da fábrica na China.

O certificado concedido à Sinovac é válido por dois anos e é um pré-requisito para pedidos de aprovação de imunizantes no Brasil.

Uso emergencial da Coronavac

Além da certificação do laboratório, para a vacina ser aprovada pela Anvisa, os resultados da fase três de testes realizada pelo Instituto Butantan, precisam comprovar eficácia mínima de 50%. Na China, 390 mil pessoas já tomaram as duas doses do imunizante em caráter de emergência. Turquia e Indonésia também já estão fazendo o uso emergencial da CoronaVac.

Com informações do NSCTotal

Notícias Relacionadas

Tigre aproveita “folga” para fazer melhorias no gramado do Majestoso

Suposto roubo de carteira termina com homem morto com golpes de machado na Serra de SC

Crime chocou o município de Correia Pinto

Professores de Santa Catarina entram em greve nesta terça-feira

Mobilizações pelo Estado começaram na manhã desta terça-feira (23)

SC dá pontapé inicial de programa bilionário de obras para combater enchentes

Assinatura de contrato para dragagem de rios no Alto Vale marca largada do Proteção Levada a Sério