Geral

Caco Barcellos fará palestra na Feincos

O jornalista Caco Barcellos será o palestrante da 10ª edição da Feincos deste ano. Os detalhes serão apresentados hoje, na sede da CDL, a partir da 16 horas. Repórter da TV Globo durante muitos anos, hoje Caco apresenta o programa Profissão Repórter e sua palestra faz alusão à atração: Profissão Empreendedor.

Caco Barcellos se especializou em investigações policiais e reportagens sobre crimes. Nasceu na periferia de Porto Alegre, foi taxista e mais uma porção de coisas antes de se tornar repórter.

Ele também escreveu uma obra ganhadora do Prêmio Jabuti, “Rota 66”, livro que lhe custou oito anos de pesquisa, muitas noites de insônia e várias ameaças, já que fala sobre a polícia que mata em São Paulo.

Depois do lançamento do livro, Caco passou um período fora do Brasil, pois sua vida corria risco – o livro irritou profundamente algumas esferas da Polícia Militar. Seu terceiro livro, “Abusado, o dono do Morro Dona Marta”, é um relato do tráfico nos morros cariocas, de como nascem os traficantes e do relacionamento entre eles e a comunidade. O livro recebeu muitas críticas porque alguns acharam que o repórter deu, ao final da leitura, uma visão positiva do traficante personagem da narrativa, que seria, na verdade, Marcinho VP.

Caco também é autor do livro “Nicarágua: a revolução dos meninos” (sua primeira obra editorial), pouco conhecido, sobre o movimento sandinista que tirou o país das garras da ditadura de Somoza.
O palestrante foi o vencedor do Prêmio Vladimir Herzog por uma reportagem feita para a televisão sobre os 20 anos do atentado militar, durante a ditadura, deflagrado no Rio-Centro durante as comemorações do Dia do Trabalho.

Hoje Caco Barcellos é apresentador do Profissão Repórter, programa que vai ao ar semanalmente pela Rede Globo. Ele conduz cada programa direto das ruas, onde a notícia acontece. É dele a ideia de mostrar diferentes ângulos da notícia – com a ajuda de jovens repórteres – e de envolver cada profissional da equipe em todas as etapas da produção: da reportagem à edição.

Como é a palestra

Conforme o jornal Diário do Sul, informações sobre sua carreira, erros e acertos, lutas e vitórias, instigando o público a ser persistente e empreendedor. Em sua trajetória, é sempre acompanhado de palavras como persistência, ética, verdade, trabalho, respeito.