Geral

Cadeiras de roda adaptáveis trazem qualidade de vida para famílias do Sul catarinense

Foto: Ioton Neto

Foto: Ioton Neto

Mais acessibilidade e qualidade de vida. Essa é a promessa para 12 crianças e uma senhora do Sul do Estado. Na manhã desta quinta-feira elas foram presenteadas com cadeiras de roda adaptáveis, fabricadas especialmente para elas. A entrega foi realizada no auditório da Secretaria de Desenvolvimento Regional de Criciúma – SDR. A doação é da Fundação Nova Vida, instituição apoiada pelo Governo do Estado de Santa Catarina.

“Tenho certeza que esse é um dia importante. Essas cadeiras vão proporcionar mais qualidade de vida no dia-a-dia de cada um. É um ato simples, parece pouco. Mas tenho certeza que para  é muita coisa e representa, de fato, uma transformação na rotina de cada um de vocês. Não apenas dos beneficiados, mas com as cadeiras fica mais fácil para toda a família”, afirmou o secretário regional, Luiz Fernando Cardoso.

Além do diretor administrativo da Fundação Nova, a fisioterapeuta responsável pela instituição acompanhou a entrega. “É importante esse suporte inicial. São cadeiras adaptáveis, meu papel é orientar os familiares no manuseio das cadeiras. Para que elas tragam resultados positivos, precisam ser usadas de maneira correta. A atenção e os cuidados são importantes para o bom desempenho das cadeiras especiais”, explicou a fisioterapeuta, Denise Lopes Oliveira.

A alegria das famílias e dos próprios beneficiados era perceptível em cada sorriso. A pequena Beatriz, de apenas três anos, ganhou uma cadeiras. “Eu não tenho palavras para agradecer. Só eu sei o quanto isso é importante para ela e para mim. A cadeira vai facilitar muito os meus dias, já que agora posso sair com ela. E para a Beatriz é a chance de não ficar apenas em casa, no sofá ou na cama, ela agora tem um meio de locomoção seguro e vai poder sair na rua. É bom para a autoestima dela e para a minha também”, conta a mãe, Deise Ricardo Cardoso.

A Fundação Nova Vida é uma instituição sem fins lucrativos que atende famílias de baixa renda em todo o Estado. São inúmeros os projetos desenvolvidos pela Fundação. “Nosso papel é fazer o bem. O projeto das cadeiras de roda é o nosso carro chefe. Por serem adaptadas, elas custam caro, e muitas famílias não têm condições financeiras para a aquisição. Ao mesmo tempo, sabemos os benefícios que as cadeiras trazem são incalculáveis e nossos profissionais não medem esforços para atender a real necessidade de cada família atendida por nós”, frisa o diretor administrativo da Fundação, Coronel Sálvio da Silva.

Colaboração: Ioton Neto/SDR Criciúma