Segurança

Cães de raça são resgatados vítimas de maus-tratos em canil clandestino de SC

Ao todo, 43 cachorros das raças Lulu da Pomerânia e Yorkshire foram resgatados pela Polícia Militar de Itajaí

Divulgação

Uma denúncia anônima levou a Polícia Militar de Itajaí até um canil clandestino de cachorros de raça. Dentro de uma casa no bairro Murta os agentes encontraram 43 animais vivendo em cubículos em meio às próprias fezes. Os cães foram resgatados e os proprietários do imóvel levados à delegacia pelo crime de maus-tratos.

O caso foi registrado por volta das 16h20min desta segunda-feira (17), na Rua Eugênio Pezzini. A polícia afirma que os animais viviam em cativeiro dentro de minúsculos cômodos e eram separados por raça e idade. Naqueles ambientes, sujos e por vezes acorrentados, ocorria a procriação dos pets para posterior comercialização.

Os cães encontrados no imóvel são das raças Lulu da Pomerânia e Yorkshire, vendidos por valores entre R$ 500 e R$ 3 mil. Todos os 43 animais foram resgatados e levados pelo Instituto Itajaí Sustentável para lares temporários. Uma equipe deve voltar ao local nesta terça-feira (18) para resgatar ainda dois gatos.

A polícia suspeita que alguns dos animais possam ter donos e tenham sido furtados e levados para o canil. Por isso será verificado se têm chip de identificação. Quem provar ser o tutor do animal poderá recuperá-lo. Os demais serão colocados para adoção.

Uma mulher e três homens foram autuados pelo crime de maus-tratos.

Adolescente em condições insalubres

Na casa a polícia encontrou também um adolescente de 13 anos, que foi retirado do local pelo Conselho Tutelar. Segundo os conselheiros, o menino vivia com os avôs em outra casa que há no terreno do canil clandestino.

As primeiras informações apontam que ele não sofre maus-tratos e tem todos os direitos resguardados, mas por conta das condições insalubres da residência onde mora foi encaminhado para outros familiares até que a situação dos responsáveis seja solucionada.

O Conselho Tutelar informou que vai monitorar o caso.

Com informações do NSCTotal

Notícias Relacionadas

Freira é sequestrada e ameaçada de morte por funcionário em Laguna

Durante o atendimento, a PM percebeu que o homem estava alterado e em estado de embriaguez. O caso foi registrado nessa quarta-feira, dia 27

Serra do Rio do Rastro: Caminhão sem freio atinge paredão e evita tragédia

O acidente foi registrado durante o começo da noite desta quarta-feira, dia 27

Padrasto é preso suspeito de estuprar enteadas em Araranguá

A denúncia foi realizada pela mãe, após tomar conhecimento do caso, registrado no bairro Sanga da Toca

Homem com mandado de prisão liga para a PM e se entrega em Criciúma

O autor alegou aos policiais que "na rua a situação estava muito difícil"