Geral

Caixa libera saque do FGTS para moradores de São Martinho

Além de ter que apresentar laudo dos prejuízos decorrentes do evento natural, os moradores afetados também devem possuir saldo positivo na conta do FGTS

Foto: Divulgação

Os moradores de São Martinho afetados diretamente pela enchente registrada no dia 1º de dezembro, já podem solicitar o saque do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) junto à Caixa Econômica Federal.

Além de ter que apresentar laudo dos prejuízos decorrentes do evento natural, os moradores afetados também devem possuir saldo positivo na conta do FGTS e não ter realizado saque pelo mesmo motivo nos últimos 12 meses.

O benefício pode ser solicitado pelo aplicativo FGTS, disponível para smartphones Android e IOS, até o dia 19 de março de 2023. Basta ir até a aba ‘Meus Saques’, sem a necessidade de comparecer à uma agência física. Ao registrar a solicitação, também é possível identificar uma conta da CAIXA para receber o valor, sem custos.

A lista de endereços aprovados pela Caixa Econômica Federal pode ser conferida em anexo. O valor máximo para saque é de R$ 6.200,00.

Orientações:

• Realizar o download do App FGTS e inserir as informações de cadastro; ir na opção “Meus saques” e selecionar “Outras situações de saque — Calamidade Pública” — acessar a cidade;

• Encaminhar os seguintes documentos: foto de documento de identidade, comprovante de residência em nome do trabalhador, emitido até 120 dias antes da Decretação de Calamidade/Situação de Emergência.

• Selecionar a opção para creditar o valor em conta CAIXA, inclusive a Poupança Digital CAIXA Tem, ou outro banco e enviar a solicitação;

• O prazo para retorno da análise e crédito em conta, caso aprovado o saque, é de cinco dias úteis.

Informações sobre a documentação

• Carteira de Identidade — também são aceitos carteira de habilitação e passaporte;

• Comprovante de residência em nome do trabalhador: conta de luz, água ou outro documento recebido via correio, emitido até 120 dias antes da decretação de calamidade/situação de emergência.

• Certidão de Casamento ou Escritura Pública de União Estável, caso o comprovante de residência esteja em nome de cônjuge ou companheiro(a).

A CAIXA irá analisar sua solicitação e caso esteja tudo certo, o valor será creditado em sua conta, podendo a Caixa solicitar o comparecimento em uma de suas unidades caso precise comprovação de algum documento.

A comprovação de propriedade do imóvel atingido, junto à Caixa, será de responsabilidade do solicitante, o que poderá gerar alguns indeferimentos de pedidos.

Para fazer o download do APP FGTS ou para obter maiores informações através do Guia Rápido do APPFGTS, acesse o link: https://www.caixa.gov.br/Downloads/fgts-informacoes-diversas/Guia_rapido_APP_FGTS.pdf

Para mais informações, os trabalhadores podem acessar o site da CAIXA ou entrar em contato com a CAIXA pelo Fale Conosco 0800 726 0207.

Quer receber as principais noticias da região? Entre no nosso grupo de WhatsApp e fique atualizado de forma rápida e confiável