Geral

Caixa Solidária: primeiras doações são coletadas

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Com a pretensão de auxiliar famílias carentes da região carbonífera, a Prefeitura de Criciúma, através da Secretaria de Assistência Social, Defesa Civil, Fundação do Meio Ambiente de Criciúma (Famcri) e ONG Cidadania em Ação, realizou a primeira coleta dos donativos depositados nas Caixas Solidárias da cidade. 

Roupas, calçados, bolsas e cobertores serão encaminhadas às famílias carentes da região carbonífera. De acordo com o prefeito de Criciúma, Márcio Búrigo, a iniciativa promove a cidadania. “Nosso projeto é pioneiro no Brasil. Os criciumenses estão colaborando e, em apenas três semanas, recolhemos materiais em todas as caixas. É importante que as ações solidárias continuem”, ressalta. 

Conforme o coordenador do projeto, Mateus Rossi, as duas caixas instaladas no Centro da cidade estavam repletas de doações. “Contar com o apoio da comunidade é gratificante. A população abraçou a causa, tanto é que os contêineres da Praça do Congresso e da Praça Nereu Ramos ficaram cheios. Estamos felizes com os primeiros resultados”, explica. 

O Governo de Criciúma também implantou caixas no Parque das Nações, Terminal Central e Terminal do Pinheirinho. “Esvaziamos as caixas e repassamos os materiais a ONG Cidadania em Ação. Agora eles farão a triagem e distribuirão as peças”, explica o presidente da Famcri, Gelson Fernandes

Lacradas e invioláveis, os contêineres foram desenvolvidos por engenheiros da empresa Librelato e inaugurados no início do mês. O sistema de doação é utilizado em países da Europa e América do Norte, onde há mais de 14 mil caixas espalhadas. O projeto Caixa Solidária permite que a população realize doações durante todo o ano. 

Colaboração: Jhulian Pereira