Segurança

Calçada cede e pessoas caem no rio Cachoeira em abertura do Natal em Joinville

Prefeitura informou que não houve vítimas graves, mas ainda não há detalhes de quantos feridos no acidente

Divulgação

Uma calçada cedeu e várias pessoas caíram no rio Cachoeira durante a abertura do Natal de Joinville. O acidente aconteceu na avenida Beira-rio, próximo do prédio prefeitura e do camelódromo, por volta das 20h10 desta segunda-feira (22).

Os Bombeiros Voluntários encontraram cerca de 30 pessoas dentro do rio após a queda, entre elas crianças e adultos. Os socorristas, policiais e pessoas que estavam acompanhando o evento ajudaram no resgate das vítimas em um primeiro momento. Em seguida, cordas foram usadas para retirá-las da água.

Segundo os bombeiros, 11 crianças foram levadas para o Hospital Infantil Dr. Jeser Amarante Faria. A informação inicial era de que uma delas estava em estado grave. A unidade de saúde informou que recebeu as 11 crianças com escoriações leves e que todas passam bem após receber o atendimento médico.

Uma delas teria batido a cabeça em uma pedra, mas estava comunicativa e em observação, segundo a última atualização do Hospital Infantil, às 23 horas desta segunda-feira. As demais ainda vão passar por reavaliação e algumas podem receber alta em breve. As crianças tinham idade entre 1 e 11 anos.

Outros 22 deram entrada no Hospital Municipal São José após o acidente. Segundo os bombeiros, eles apresentavam escoriações leves, luxações nos tornozelos e hipotermia. As vítimas foram aquecidas, receberam atendimento do Samu e encaminhadas para a unidade de saúde.

Os bombeiros informaram que um dos adultos estava em situação grave, mas a prefeitura afirmou que nenhum dos atendidos no Hospital São José estava em estado grave.

Por volta da meia-noite, a prefeitura de Joinville atualizou o estado de saúde dos envolvidos. Todos os 22 encaminhados ao Hospital São José estavam bem e já haviam recebido alta. Eram homens e mulheres com idade entre 18 e 70 anos, além de uma criança de 9 anos.

A Polícia Militar esteve no local para atender a ocorrência e os Bombeiros Voluntários enviaram 25 profissionais para realizar o atendimento das vítimas. Um dos caminhões que se deslocava até o local, inclusive, se envolveu em um acidente com um carro na esquina das ruas São Paulo e Guarujá, mas ninguém ficou ferido.

Calçada ficava em cima de galeria do rio Mathias

As pessoas que estavam na calçada caíram em uma galeria instalada nas obras de macrodrenagem do rio Mathias, que começaram em junho de 2014 no Centro de Joinville. Segundo a prefeitura, o que cedeu foi a calçada, e a galeria não foi afetada pela queda.

Técnicos da Defesa Civil e da Secretaria de Infraestrutura (Seinfra) realizaram uma vistoria no local após o acidente, inclusive por baixo da galeria. De acordo com a prefeitura, a estrutura permanece intacta.

Os bombeiros também realizaram uma varredura com barco na região para avaliar se havia alguma vítima presa nos escombros da calçada, mas ninguem foi encontrado.

Nesta terça (23), profissionais da Secretaria de Infraestrutura Urbana e da Defesa Civil vão continuar a vistoria com uma avaliação detalhada da estrutura do local. Por enquanto, a pista no sentido Sul-Norte está interditada no local.

Prefeitura manteve cerimônia após acidente

A cerimônia de abertura do Natal estava marcada para começar às 19h45, em frente ao prédio da prefeitura. O evento atrasou, mas não foi cancelado pelo município e foi iniciado normalmente em seguida. O público presente apenas foi avisado pelas caixas de som de que não havia feridos graves e alertado de que as pessoas não deviam se apoiar nas barras de segurança. A cerimônia ficou parada por cerca de 40 minutos.

A prefeitura se manifestou oficialmente sobre o acidente às 22h05 desta segunda-feira por meio de nota. O município afirmou que está apurando as informações sobre o incidente e que todas as pessoas que precisaram de atendimento foram socorridas e estão sendo assistidas nas unidades de saúde da cidade. A nota ainda cita que informações iniciais não apontam nenhuma pessoa com quadro grave.

Com informações do NSCTotal

Notícias Relacionadas

Após seis dias, trânsito é totalmente liberado na BR-101, no Morro dos Cavalos em Palhoça

Fluxo foi totalmente liberado para tráfego em duas faixas em cada sentido da pista

Brasil regula abate e processamento de animais para mercado religioso

Diário Oficial detalha procedimentos exigidos pelo governo

“Dominando a arte de contornar objeções de vendas”: curso será promovido em Orleans

Capacitação promovida pela ACIO ocorrerá das 19h às 22h dos dias 13 e 14 de maio.

Criciúma acerta com atacante do Goiás