Geral

Calhas d’água começam a ser substituídas no Malpi

As obras de conservação na estrutura do Museu estão sendo feitas conforme as orientações de preservação de bens culturais, ressalta a diretora

Divulgação

As tábuas das calhas que distribuem água para as unidades da ferraria, atafona, marcenaria e serraria começaram a ser trocadas nesta quinta-feira (09/09) no Museu ao Ar Livre Princesa Isabel (Malpi), de Orleans. Conforme à diretora do Malpi, Valdirene Böger Dorigon, as tábuas e as colunas de sustentação vão ser trocadas aos poucos. “Elas são retiradas e logo já são substituídas para não haver tanta interferência”, explicou.

As obras de conservação na estrutura do Museu estão sendo feitas conforme as orientações de preservação de bens culturais, ressalta a diretora. As madeiras receberam tratamento, com a aplicação de cupinicida e hidro-repelentes. A conservação também deve ser realizada nas duas rodas d’água, que terão substituição de madeiras deterioradas, incluindo as gavetas faltantes. Conforme a diretora do Malpi, as estruturas encontram-se em estado de degradação, por ação do tempo, por isso foi necessário a intervenção.

Contrapartida

O projeto de Conservação de unidades do Malpi está sendo realizado com recursos repassados por um termo de fomento com a Prefeitura de Orleans, por meio do Departamento de Cultura, no valor de R$ 50 mil. A previsão é que as obras sigam até dezembro. Em contrapartida, o Museu está capacitando os professores da rede municipal de ensino de Orleans.

Notícias Relacionadas

Projeto do Corpo de Bombeiros Militar ensina manobra de desengasgo a profissionais da gastronomia em Nova Veneza

“Abraço que Salva” fortalece a cultura de prevenção nos estabelecimentos do município.

Preso no RS, suspeito de aplicar golpes eletrônicos segue alvo de investigação após vítimas em Criciúma e região

Delegados de Criciúma representaram por mandados cumpridos dentro de unidade prisional após investigação apontar continuidade dos crimes mesmo durante cumprimento de pena.

Nova opção de tratamento para câncer de mama é aprovada pela Anvisa

Estudo que embasou ampliação de uso do medicamento demonstrou melhora clinicamente relevante.

Neymar na Copa divide opiniões no Sul de SC, mas maioria da imprensa ainda quer o craque em 2026

Às vésperas da convocação de Carlo Ancelotti, jornalistas e personagens ligados ao futebol apontam dúvidas físicas, mas destacam o peso técnico e decisivo do jogador.